Organizações vistas como fenômeno cultural

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
Plano De Negócios - E Os Profissionais De Recursos Humanos.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS. Plano de Negócios - E Os Profissionais de Recursos Humanos.

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS.
Plano de Negócios - E Os Profissionais de Recursos Humanos.
Introdução

De uma maneira geral, na montagem de um plano de negócios, não é uma prática da direção da organização convidar o profissional de RH paraparticipar da modelagem e estruturação inicial desse plano. Geralmente, o que acontece, é a área ser envolvida num segundo momento ou numa fase mais adiantada de montagem do Plano de Negócios.
Antes de aprofundarmos esta questão é importante esclarecermos os pontos que se seguem:
• O que é um PN?
• Para que serve?
• Sua importância e abrangência?

PLANOS DE NEGÓCIOS.
No mundo empresarial, a cadadia que passa, se torna mais competitivo e profissionalizado. A margem de erro, na estruturação de uma empresa, no lançamento de um produto, no reposicionamento de uma marca etc; é tarefa que envolve muito planejamento, estratégias, bem como profissionalismo e dedicação.
Assim sendo, ao se identificar uma oportunidade, pensar bem sobre os diversos fatores (risco) externos e internos queenvolverão o negócio que se quer criar ou entrar.
Assim, o planejamento bem detalhado é fator determinante de sucesso.

Planos de Negócios é nada mais nada menos que um documento (relatório) que contém a caracterização e a forma como se vai operar. As principais estratégias, o plano para conquistar uma determinada fatia de mercado a projeção das despesas envolvidas no desafio, bem como receitas,resultados financeiros e os profissionais que se envolverão no negócio.
Para se formular um bom Plano de Negócios há que se conhecer de: Sazonalidade; perfil do mercado consumidor; perfil dos principais fornecedores; grau de influência de decisões governamentais; perfil da concorrência; participação de mercado das principais empresas do ramo; políticas mercadológicas praticadas pela concorrência;política de preços; prazos de pagamento; políticas de crédito e financiamento; estrutura administrativa da concorrência; estrutura de vendas da concorrência; técnicas de operação e produção empregadas pela concorrência; necessidades do mercado consumidor, perfeitamente atendidas pela concorrência; necessidades do mercado consumidor, imperfeitamente atendidos pela concorrência; e políticas degarantia, assistência técnica e atendimento ao consumidor.

Que fique claro para todo mundo que, quando se entra num mercado, seja ele qual for; se houver planejamento e se as informações acima forem observadas, a possibilidade de sucesso é muito grande. O contrário não é verdadeiro.

Os depoimentos sobre fracassos de pessoas que não se prepararam para abrir uma empresa são diversos; mas todaselas, mostram que não houve planejamento e nem foi adotada uma estratégia. Queixam-se da falta de cliente, da escassez e da falta de capital de giro, de profissionais integrados, entre outros.
Portanto, conhecer o ramo de negócio que se está entrando é vital para o sucesso.

PLANO DE NEGÓCIOS E SUAS FUNÕÇÕES.
Como já mencionado acima a função do Plano de Negócios é descrever a visão, missão e opropósito essencial do seu empreendimento, seus produtos, serviços, prazos, mercado, estratégia, planejamento financeiro etc. No limite, um PN é uma reflexão sobre o que você quer fazer e como fazer. É a obrigação que você tem de passar para o papel o que antes estava no plano do pensamento e da intuição. Ou melhor, o PN te obriga a colocar tudo no papel. Te força avaliar e projetar em números eprazos, bem como o investimento e o retorno do capital. Na internet, hoje, encontramos vários modelos de PN, bem como você encontrará, em alguns sites institucionais, diversos modelos e formas de apresentação de um PN. È só baixar. Um deles é o do SEBRAE. Ele foi elaborado em excel e é só você copiar e usar.

GESTÃO DO RH E PLANO DE NEGÓCIOS.
A gestão empresarial moderna exige que a cúpula da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações vistas como fenômeno cultural
  • Organizações vistas como fenomeno cultureal
  • AS ORGANIZAÇOES VISTAS COMO
  • Organizações vistas como culturas
  • As organizações vistas como maquinas
  • As organizações vistas como culturas
  • Organizações vistas como maquinas
  • Organizações vista como sistemas politicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!