Organizações mecanicistas x organizações flexiveis

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Passo 2 -
1º exemplo de custo de oportunidade – Um dos componentes do grupo trabalhou em uma empresa terceirizada que prestava serviços exclusivamente para uma empresa de publicidade que está nomercado a mais de 15 anos. Como a empresa era pequena, pois só prestava serviço para uma única empresa se deparou com uma situação, teve que optar por uma das duas áreas para se trabalhar, televisão ourádio. Como naquele momento o ramo de rádio parecia ser a melhor opção foi o que a dona da empresa fez, deixou de investir também na televisão, para investir somente no rádio e deu certo.
2º exemplode custo de oportunidade – Um universitário teve como opção: Fazer uma faculdade ou viajar e conhecer os paises que ele tinha como sonho. Como ele viu a necessidade de estudar para conseguir um bomemprego, ele resolveu fazer a faculdade, para assim se tornar um ótimo profissional em sua área, e quem sabe assim quando ele se formar, a tão sonhada viagem será realizada.
Conceito de custo deoportunidade
O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valorque os agentes econômicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efetuam a sua escolha.
O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos nummundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo deoportunidade sempre que tomamos uma decisão.
O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implicanecessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. É a transferência dos fatores de produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações mecanicistas x organizações flexíveis
  • Concepção mecanicista x organizações flexíveis?
  • TGA organizações mecanicistas x flexiveis
  • Organizações mecanicistas x organizações flexiveis: existiria um meio termo?
  • Organizações mecanicistas e flexíveis
  • Organizações mecanicistas x organizações flexíveis: existiria um meio termo
  • Organizações mecanicistas
  • Organizações mecanicistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!