Organizações do terceiro setor em benefício da camunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Diante de um ambiente repleto de diversidades sociais, torna-se necessário o estudo detalhado de como se comportam os indivíduos neles inseridos. Como eles se organizam para sobreviver? Quais meios utilizam para se ajudarem mutuamente?
Diante desses fatores tornou-se necessário o estudo de teorias referentes à disciplina de Terceiro Setor, aplicando metodologias inerentesa um trabalho acadêmico, bem como analisar na praticidade como atua uma organização social no meio em que está inserida.
A organização escolhida para o desenvolvimento deste trabalho atua na área da filantropia e aqui representa milhares de instituições que tem como objetivo o desenvolvimento social usando como ferramenta o ensinamento cristão.
As atividades desenvolvidas pelas organizaçõesque compõem o Terceiro Setor estão inseridas num ambiente em que a visibilidade total de sua estrutura e composição estão em processo de formulação o que causa uma não compreensão muito clara de como realmente ele é formado.
Contudo, diante das demandas da sociedade e a busca pela adequação perante um público alvo cada vez mais crescente, é concebível afirmar que existe uma disposição por partedessas instituições em buscar para o seu interior estratégias funcionais a fim de que alcancem seus objetivos no que diz respeito ao atendimento às necessidades básicas da população sem, contudo desobrigar o Estado de sua responsabilidade neste aspecto.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a contribuição que uma organização do Terceiro Setor pode oferecer a comunidade na qual está inserida, tendocomo objeto de pesquisa a JOCUM – Jovens Com Uma Missão no Estado do Pará?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1. Objetivo Geral
* Pesquisar como atua uma organização do Terceiro Setor no Estado do Pará tendo como exemplo a JOCUM.
1.2.2. Objetivos Específicos
* Investigar as origens da JOCUM.
* Relacionar sua(s) área(s) de atuação.
* Relatar a atuação da JOCUM no Estado do Pará.
* Descrever aimportância da mesma no ambiente do Terceiro Setor.
1.3. RELEVÂNCIA DO ESTUDO
A finalidade de desenvolvimento do estudo sobre a missão JOCUM deve-se ao fato de a mesma possuir uma atuação expressiva no campo denominado Terceiro Setor. Porém, visualizando seu desempenho, percebemos que falta uma maior divulgação de seus trabalhos sociais para grande parte da sociedade paraense.
Emboraos eventos sociais que a instituição desenvolve no campo nacional sejam de extrema relevância, é importante salientar o quanto se torna primordial a exposição dos serviços por ela prestados.
1.4. DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
Embora os estudos sobre Terceiro Setor na atualidade sejam abrangentes no que diz respeito a temas como leis que a regem, caracterização de trabalho, marketing social,sustentabilidade e economia solidária, o referido trabalho tem como objetivo apresentar as características da organização JOCUM no que diz respeito a sua estrutura como organização filantrópica, descrever os trabalhos sociais realizados pela mesma no âmbito estadual bem como os benefícios trazidos por estes à população.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
O conhecimento que temos das organizações na atualidade,conforme afirma OLIVEIRA e SILVA (2006, p. 47) diferem das organizações do passado e os modelos que vivenciamos hoje são relativamente recentes na história da humanidade. Para os autores, até o final do século XIX, havia poucas organizações de algum porte ou importância e não existiam sindicatos ou associações comerciais e organizações sem fins lucrativos.
Entretanto, com o advento da RevoluçãoIndustrial e o desenvolvimento das grandes organizações é que podemos notar uma transformação de relevância significativa no mundo organizacional. Lentamente, segundo OLIVEIRA e SILVA (2006, pág. 47), as organizações tornaram-se imprescindíveis na vida das pessoas, pois na atualidade, as mesmas executam todas as atividades e exercem enorme influência em nossa sociedade.
As organizações estão...
tracking img