Organização e métodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS

Conceito de organização

Uma organização é o produto da combinação de esforços individuais, visando a realização de propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançaremobjetivos comuns.

Há duas características importantes que diferenciam uma organização de outros tipos de grupo sociais. A primeira é a divisão do trabalho: cada pessoa ou grupo de pessoas tem um papel específico que contribui para o objetivo final. A segunda é a coordenação: os diversos papéis específicos combinam-se e integram-se de modo a convergir para os objetivos comuns.

Cada organizaçãotem seus objetivos específicos, que podem ser classificados em duas categorias principais: produtos e serviços. No mundo atual, depende-se desses produtos e serviços para se atender a uma grande parte de necessidades, como educação, saneamento, informações, transporte e alimentação, necessidades essas que, num passado não tão distante, eram satisfeitas por meios domésticos ou não-institucionais.Em função de seus objetivos, cada tipo de organização tem uma definição própria de sucesso. Assim, receita de vendas e lucro são possíveis medidas de sucesso que se pode imaginar para cada tipo específico de organização. A realização dos objetivos deve andar junto com a utilização correta dos recursos.

Conceito de Administração

A tarefa de tomar decisões sobre a definição de objetivos e autilização dos recursos necessários para atingi-los chama-se administração. O papel da administração é zelar pela eficácia e eficiência da organização. As decisões administrativas podem ser classificadas em quatro categorias principais: planejamento, organização, direção e controle.

A administração é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação de recursos humanos,materiais, financeiros e informacionais, visando realização de objetivos.

Quem Pratica a Administração?

A administração compreende todos os indivíduos que, em determinado período, estão investidos de poderes para tomar decisões e fazê-las serem seguidas, seja qual a de for sua área de atuação ou seu nível hierárquico. A administração pode estar materializada num indivíduo ou num colegiado.

Osmembros da administração tem vários nomes: administradores, governantes, dirigentes ,oficiais ou, de modo genérico, gerentes. Assim a administração também é uma estrutura de poder - um grupo de indivíduos que tem a capacidade de tomar decisões que serão seguidas ou executadas por outros - o que implica uma separação entre governantes e governados ,ou entre chefe e subordinados.

Os gerentesdecidem e agem pensando em outras pessoas. O que os distingue do não-gerentes é o desempenho da função de direção :o comando de seres humanos .Estas responsabilidades pelas ações alheias leva ao conceito de que administrar é realizar coisas por meio de outras pessoas.

O Trabalho dos Administradores

Administrar uma organização não é apenas planejar, organiza r, dirigir e controlar a definiçãode objetivos e a utilização de recursos. Na realidade essas são as principais funções administrativas.

Em algumas atividades os administradores desempenham papéis de resolução de problemas, de conflitos e de negociação. Eles são os bombeiros administrativos da organização. Muitas atividades gerenciais envolvem decisões relativas aos recursos humanos: fazer a previsão do contingente de pessoasnecessárias para executar operações, requisitar contratações ao departamento de pessoal, entre outras coisas.

Quando se concentra a atenção nas decisões e tarefas que são comuns a todos os gerentes-tomar decisões sobre o uso dos recursos - verifica-se que as técnicas e princípios administrativos são universais, independentes do tipo de organização ser administrada e de filosofia de política....