Organização sw empresas de transporte

Páginas: 36 (8924 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
ESCOLA DE LOGÍSTICA

CURSO INTENSIVO DE
ADMINISTRAÇAÇÃO DO TRC
Módulo: Administração de Transportes

ORGANIZAÇÃO DE
EMPRESAS DE TRANSPORTE
RODOVIÁRIO DE CARGAS

NEUTO GONÇALVES DOS REIS
MESTRE EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES PELA EESC-USP
PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA FGV
EXTENSÃO EM DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PELA FGV
PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA ECONÔMICA PELO IPUC-MGENGENHEIRO CIVIL PELA EEUFMG
JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES
EX-EDITOR DE “TRANSPORTE MODERNO”
EX-PROFESSOR DA MAUÁ E DA FMU
CONSULTOR TÉCNICO DA NTC
Introdução
Como qualquer empresa, uma transportadora é um sistema composto por elementos inter-relacionados, que buscam um resultado sinergético.
Os componentes funcionais de um sistema de transportes são compostos pela frota veículos,vias, terminais e o plano de gerenciamento e operações. Integram este plano o conjunto dos procedimentos usados para se obter um funcionamento adequado e eficaz do sistema de transportes, como organização da empresa, planejamento estratégico, gestão e treinamento de recursos humanos, gestão de informações, gestão da frota, gestão de tráfego e operações, manutenção etc.
Diferenças entre bens eserviços
A atividade econômica de qualquer país é composta por três setores básicos:
• Agricultura (setor primário)
• Indústria (setor secundário)
• Serviços (setor terciário)
Até algumas décadas atrás, o maior desafio dos chamados países subdesenvolvidos era aumentar o seu grau de industrialização, para gerar empregos. Com o aumento da produtividade obtida pela mecanização, automatização eautomação dos processos, no entanto, a indústria passou a gerar menos empregos. Como os clientes tornaram-se mais exigentes isso passou a exigir maior prestação de serviços (assistência técnica, manutenção, garantias mais longas etc.) por parte das indústrias. Ao mesmo tempo, o crescimento do nível de renda passou a gerar grande demanda por serviços (hotéis, restaurantes, comunicações, bancos,transportes etc.).
Em suma, o mundo vive hoje a chamada era pós-industrial, na qual a participação dos serviços no produto interno bruto e na ocupação da mão-de-obra tende a crescer cada vez mais.
Existem grandes diferenças entre a produção e a venda de bens (sejam agrícolas ou industriais) e de serviços:
• O produto é tangível. O vendedor pode exibir uma amostra ou uma amostra de arroz ou umaunidade de demonstração de um automóvel para o comprador, para que o mesmo avalie concretamente a sua qualidade (num test-drive), por exemplo. Já o serviço é intangível. Não há como fornecer amostra. Isso torna a avaliação subjetiva e bastante dependente das expectativas do consumidor. Ao mesmo tempo, é mais difícil perceber as características diferenciais entre os serviços de vários concorrentes, oque pode tornar o preço fator preponderante na escolha;
• Geralmente, os produtos são duráveis ou, mesmo quando perecíveis, podem ser estocados por um bom tempo. Já o serviço é absolutamente perecível. Capacidade de serviço não utilizada instantaneamente é capacidade de serviço perdida;
• Os produtos podem ser transportados de um local para outro. Uma loja pode suprir a falta de estoque deoutras. Já os serviços precisam ser prestados instantaneamente, no momento em que o cliente os solicita. Serviço não prestado imediatamente é venda perdida;
• O cliente pode comprar o produto e estocar para uso posterior. Já no caso do serviço, geralmente, a compra é para uso imediato;
• A relação entre o fabricante de um produto e seu cliente é praticamente impessoal. Já a relação entre umfornecedor de serviço e o seu cliente é bastante pessoal, pois os serviços são prestados por pessoas.
Análise do processo produtivo
Para melhor organizar uma empresa de transportes é preciso compreender claramente o seu Sistema Operacional e conhecer as etapas do processo produtivo.
Enfim, a organização dos fatores de produção, recursos tecnológicos, materiais e humanos só será possível quando se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização de Transporte
  • empresa de transporte
  • Organização de Empresa
  • Organização de Empresas
  • organização de empresas
  • Organização de uma empresa
  • Organização de empresas
  • Organização de empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!