Organização sistemas e métodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é, normalmente, uma disciplina de ensino superior voltada à educação de administração de empresas e gerência de recursos (humanos, financeiros, intelectuais, conceituais, etc.) com a finalidade de fazer uma Organização atingir seu propósito maior, seja qual for (lucros, crescimento social, consciência e responsabilidade ambiental,etc.).

Organização, Sistemas e Método, durante muitos anos, esteve restrita a um uso limitado relativamente a seu verdadeiro potencial. Confundida com uma análise objetiva e pragmática da realidade organizacional, essa tradicional estratégia de investigação, de conhecimento comum dos profissionais de gestão, dispensou o envolvimento com abordagens que destacassem outros fatores igualmenteimportantes para o fenômeno administrativo, que não a natureza das rotinas ou estruturas. Isso até contribuiu para certo desinteresse pelo assunto, dadas suas características extremamente racionais, ainda que válidas e apropriadas para as empresas.

Visando explanar o verdadeiro valor dessa disciplina, através de alguns dos seus conceitos e técnicas, o presente trabalho fará exposição dosprincipais aspectos de Organização, Sistemas e Método, tendo em vista a sua importância e relevância no mundo organizacional atual.

2. Conceito de Organização, Sistemas e Métodos

Segundo ROCHA (1998), Organização, Sistemas e Método é uma:

“Função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de umainstituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição dos procedimentos, rotinas e dos métodos.”

O conceito de organização pelo enfoque administrativo é de compilar capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

A função organização nada mais é que determinar que recursos e que atividadesserão necessárias para serem atingidos os objetivos da empresa.

Trata de combinar os grupos de forma que funcionem, atribuir as responsabilidades a quem irá realizar a atividade e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para a execução das funções de sua atribuição.

Esta função proporciona a estrutura formal através do qual o trabalho é definido, subdividido e coordenado.O conceito de Sistemas, em OSM, é definido como um conjunto integrado de partes, dinamicamente relacionados e que possuem um objetivo específico.

Métodos, naturalmente, define que métodos, processos e estratégias devem ter seu planejamento bem definido para que cada sistema cumpra com seu objetivo específico.

Os três principais pontos de Organização, Sistemas e Métodos são:• Definir o(s) objetivo(s) – qual situação deverá ser alcançada?

• Definir um, ou mais, cursos de ação – caminhos para atingir os objetivos

• Definir meios de execução – previsão dos recursos necessários para realizar o objetivo

3. A Área de Organização, Sistemas e Métodos

Suporte Teórico de OM / OSM

O OM tradicional tem como conceito, uma funçãoespecializada estabelecida nas organizações para o aconselhamento e introdução de novos métodos de administração e de trabalho e novas estruturas organizacionais, com o fim de reduzir custos existentes sem impor esforços desnecessários ou causar danos reais à estrutura social da empresa.

A base teórica desta área extrai, da teoria das organizações, alguns pressupostos que fundamentam suadenominação bem como princípios que sustentam sua atuação. Das Escolas e Abordagens estudadas e que compreendem todo o pensamento administrativo como base para outras definições e evoluções, OM toma alguns pontos para sua sustentação. Estes são extraídos das Escolas e Abordagens Organizacionais:

Escola Clássica – tendo como Taylor precursor da Administração Científica foi, rigorosamente,...
tracking img