Organização sistemas e métodos em prefeitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – A INSTITUIÇÃO
1.1 – Organograma da Estrutura Organizacional
1.2 – Ambiente Externo
1.3 – Áreas Funcionais

2 – SECRETARIA DE FINANÇAS
2.1 – Estrutura e Organograma
2.2 – Detalhamento das Funções
2.3 – Atividades
2.4 – Inputs e Outputs

3 – IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS

4 – COMENTÁRIOS EPROPOSTAS PARA MELHORIA DOS PROBLEMAS APRESENTADOS
INTRODUÇÃO

Organizações devem ser constituídas e analisadas de maneira sistêmica, uma vez que, embora cada um de seus departamentos tenha uma função diferente e específica, todos eles estão, de uma forma ou de outra, interligados, e trabalham buscando alcançar um objetivo comum: o sucesso, crescimento e sobrevivência da instituição aqual representam.
Uma Prefeitura Municipal também pode ser considerada um sistema, uma vez que é composta por diversas unidades interligadas que trabalham por um objetivo comum: atender às necessidades da população que reside em seu território de atuação.
Esse trabalho consiste em aplicar os conceitos aprendidos no Componente Curricular Organização, Sistemas e Métodos, na observação do meulocal de trabalho.
1) A INSTITUIÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cerquilho é um órgão da Administração Pública Direta, a sede do poder executivo no município. Sendo uma Prefeitura Municipal, o objetivo principal de suas atividades é realizar a gestão do interesse público e zelar pelo bem estar da população, proporcionando serviços de qualidade nas diversas áreas em que atua através de seusdepartamentos, seguindo os direitos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A Prefeitura Municipal é comandada pelo prefeito, e dividida em Secretarias de Governo. Embora tenham atribuições diferenciadas, todas as Secretarias, de uma forma ou de outra, estão interligadas, formando um todo unitário que tem como objetivo promover serviços que atendam esatisfaçam as necessidades da população. Assim sendo, formam um sistema.

1.1) Organograma da Estrutura Organizacional

Conforme mencionado anteriormente, a Prefeitura Municipal é dividida em Secretarias de Governo.
O organograma abaixo ilustra alguns aspectos de sua estrutura organizacional.

Figura 1: Organograma da Estrutura Organizacional
Figura 1: Organograma da EstruturaOrganizacional

Observação: A relação das secretarias e suas atribuições pode ser verificada no endereço http://www.cerquilho.sp.gov.br.

1.2) Ambiente Externo

Sendo um sistema aberto, a instituição recebe influências de um conjunto de fatores, que modificam-na, e são modificados por ela.
Abaixo, estão representados alguns desses fatores:

[pic]
Figura 2: Ambiente Externo

1.3) ÁreasFuncionais

As diversas secretarias foram classificadas das seguinte maneira:
• Área fim: aquelas onde as atividades estão diretamente relacionadas com a prestação de serviços à população, como educação, saúde, segurança, dentre outros;
• Área meio: aquelas cujas atribuições proporcionam meios, condições para que as atividades das áreas fim sejam desempenhadas.
A figura seguinteilustra a classificação das secretarias de governo como áreas meio e áreas fim:
[pic]

Figura 3: Áreas Funcionais

2 – SECRETARIA DE FINANÇAS

“À Secretaria Municipal de Finanças compete executar a política financeira da administração municipal, a elaboração da proposta orçamentária, acompanhando e controlando a execução orçamentária, as atividades referentes ao lançamento, àarrecadação, à fiscalização de tributos e rendas, guardar e movimentar os valores do município, proceder o registro contábil da administração financeira, patrimonial e orçamentária, promover a fiscalização do trabalho dos órgãos da administração encarregados dos recebimentos e pagamentos de valores.”
(Extraído de http://www.cerquilho.sp.gov.br. Acesso em 13/11/2010)

Sendo uma das áreas meio da...
tracking img