Organização sistemas & métodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS – ESAG
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
PESQUISA DE CAMPO – SALÃO ANA GARCEZ
Sensibilização: 30/04/2011

HISTÓRICO
No dia 30 de abril de 2011, o grupo deslocou-se até o Salão de Beleza Ana Garcez a fim de coletar informações a respeito da cultura organizacional da referida empresa. A conversafoi com um dos sócios-fundadores, que revelou o início das atividades há 15 anos e a transformação do salão da época aos dias atuais. Tudo começou quando o tio de sua esposa Ana, ofereceu ao casal a oportunidade de assumir sua barbearia no Córrego Grande, a qual se localizava em um ótimo ponto e já era bem conhecida na região. Após algum tempo, os proprietários decidiram expandir o negócio emigrar para o bairro Itacorubi. O marido e sócio de Ana, possui outro trabalho além do salão durante a semana, por isso não está mais tão envolvido ao dia-a-dia da organização, dando mais apoio somente nos fins de semana, devido ao maior movimento.
Hoje, o salão possui diversos serviços, investiu-se não apenas no corte de cabelo, mas sim, em massagens, limpeza de pele, hidratação, manicure epedicure, além de seu público-alvo abranger homens e mulheres. A sócia-fundadora, Ana Garcez, que é graduada em cosmetologia, valoriza a qualidade e o constante aperfeiçoamento dos serviços prestados. Acompanhando o mundo globalizado, o salão já adere à tendência de compras coletivas da internet, nas quais são disponibilizados pacotes de serviços com, pelo menos, 50% de desconto. Além de oferecerdescontos aos clientes, eles aproveitam a oportunidade para divulgar seu negócio e investir no marketing do salão, de maneira mais econômica e eficaz, e ainda, a divulgação boca-a-boca e flyers deixados em estabelecimentos comerciais da região.

CULTURA ORGANIZACIONAL
Durante a conversa, o grupo teve acesso a alguns fatos do dia-a-dia, que formam a cultura organizacional existente no salão de beleza.Em virtude de o ambiente ser formado majoritariamente por mulheres, com apenas o sócio como homem e colaborador na organização existem muitos conflitos e dificuldade de relacionamento. O proprietário relatou situações nas quais as funcionárias disputavam clientes ou criavam conflitos desnecessários apenas em virtude das fofocas e comentários a respeito das demais colegas de trabalho. Como quemadministra todo o negócio durante a semana é a proprietária Ana, os conflitos são resolvidos ou ao menos amenizados por ela através de conversas entre as partes envolvidas ou individualmente. Essas dificuldades precisam receber bastante atenção dos proprietários para que não fuja ao controle dos mesmos e comece a prejudicar a qualidade dos serviços, visto que o salão é conhecido entre as clientes poroferecer um ambiente agradável.

APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS E A CONCORRÊNCIA
Com o passar do tempo, o número de clientes aumentou, e com isso a proprietária sentiu a necessidade de oferecer mais serviços e ao mesmo tempo, aperfeiçoa-los com as novas técnicas existentes no mercado. Esse processo não ocorreu somente para beneficiar os consumidores, mas sim como forma de acompanhar aconcorrência.
Nesse contexto, podemos afirmar que na cidade de Florianópolis, sobretudo no bairro Itacorubi, onde o empreendimento está localizado, há uma proliferação de salões de beleza, o que torna o mercado altamente competitivo. A maneira pela qual os proprietários encontraram de acompanhar os preços do mercado é através de ligações esporádicas para os salões de beleza da redondeza para se informaremdos respectivos valores cobrados pelos serviços.
Apesar de o salão existir há pelo menos 15 anos, o proprietário afirmou, durante a entrevista, que as dificuldades já fizeram ambos repensar em manter o negócio ou não, devido aos variados conflitos existentes e complicados de administrar. No entanto, foi optado pela continuidade da empresa e ainda, há perspectivas de desconcentração da mesma....
tracking img