Organização se faz por pessoas não máquinas

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2011
ORGANIZAÇÃO SE FAZ POR PESSOAS NÃO MÁQUINAS

Tema: Formação e Manutenção da Cultura Organizacional

Referência bibliográfica:

DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional. Campinas: Alínea, 2003. 154 p.

Algumas teorias organizacionais tentaram transformar o ser humano numa peça de engrenagem. Neste início de novo milênio, o ser humano tem cada vez mais resgatado seu papel central nosprocessos organizacionais, em que valores, desejos e interesses contam e interferem. É isso que nos mostra o estudo da 'Cultura Organizacional' apresentado nesse trabalho. Demonstra-se que o seu estudo é imprescindível para se conhecer as organizações e que estas não são formadas por pessoas transformadas em máquinas; pelo contrário que todas apresentam estruturas concebidas e formadas porindivíduos, que continuam a modificá-las a todo instante. Assim se compreenderá a importância da gestão de pessoas na administração moderna, como eixo central, substituindo-se a precisão matemática com que se quer envolver processos, pela flexibilidade e criatividade que levam à adaptabilidades próprias dos seres humanos.

Reinaldo Dias é Sociólogo, mestre em ciências políticas e doutor em ciênciassociais pela Unicamp. É professor convidado do mestrado em cultura e turismo da UESC da Bahia e co-editor da revista Turismo e Desenvolvimento. Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais, Unip, USF, Unopec e Creupi, além de ter atuado como secretário de Turismo de Bragança Paulista. É autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia,administração e turismo.

O autor inicia a obra falando sobre o terceiro milênio que segundo ele neste milênio as empresas se multiplicam com uma velocidade sem precedentes e a necessidade de bem administrá-las a crescer na mesma proporção. Desta forma a multiplicidade de objetivos a que se propõem as modernas administrações vai muito além daquelas que existiam durante o predomínio daorganização industrial.

Segundo Dias, a administração hoje significa enfrentar múltiplos e diferentes desafios, exigindo muito mais do individuo na solução dos problemas que exigem um conhecimento multidisciplinar, diversificado e com forte conteúdo ético, do que na simples execução de tarefas mecânicas.

Para o autor, o objetivo desta obra é apresentar temas novos, e velhos temas com novas abordagem.O Brasil ainda engatinha no que diz respeito à teoria da administração. Segundo ele, somos um país em que nossas organizações embora apresentem semelhanças com outras exigentes ao redor do mundo, apresentam características singulares, particularmente relacionadas com a nossa cultura.

Dias diz que muitas teorias administrativas que nos são apresentadas em livros traduzidos para o portuguêsmuitas vezes já foram testadas e reprovadas em seus países de origem. Incorporamos modismos, repetimos termos e expressões de efeito, e criamos e produzimos pouco – relativamente às reais necessidades do país.

O autor aborda nesta obra todas as diferentes faces da administração que podem ser encontradas em múltiplas organizações: hospitalares, saúde pública, terceiro setor, ambiental, industrial,esportivas, imobiliárias, de varejo e educacionais.

No primeiro capítulo, o autor dedica para tratar sobre o conceito de cultura, a importância da cultura e faz um breve conceito sobre os elementos básicos da cultura e por fim mostra as características da cultura. Já no segundo capítulo e conceitua organização, fazendo uma breve consideração sobre o que é organização, a estrutura de umaorganização os processos burocráticos e a cultura das organizações.

No terceiro capítulo discorre sobre a cultura e a cultura organizacional, os antecedentes e o conceito de cultura organizacional e suas definições, bem como a abordagem de Edgar Shein sobre a cultura organizacional, discorrendo ainda sobre o processo de socialização organizacional, suas funções as culturas e as subculturas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deus não faz acepção de pessoas
  • Pessoas como máquinas
  • As pessoas na organização
  • A barba não faz o filosofo
  • As pessoas e organização
  • Pessoas do "sim" e pessoas do "não"
  • MIM NÃO FAZ NADA
  • A força não faz o direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!