Organização racional do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS
De acordo com Taylor, o estudo dos tempos e movimentos e a análise do trabalho era essencial para um melhor aproveitamento de cada tarefa notrabalho. Movimentos úteis eram simplificados para uma maior economia de esforço operário, enquanto os inúteis eram transformados em outros mais eficazes. Para aumentar o rendimento tanto do operárioquanto da produção em geral, o trabalho era bem distribuído para não ocorrer sobre carga, eliminado assim desperdícios de força humana e tempo. Essas medidas tornariam a produtividade da empresa maiseficiente.
ESTUDO DA FADIGA HUMANA
Segundo Gilbreth, evitar movimentos inúteis na execução de tarefas, economizar o esforço na execução de tarefas úteis e dar a esse movimentos uma programação adequadaajuda na redução da fadiga humana. Os efeitos da fadiga são claros em uma linha de produção. Dentre eles a diminuição e perda da qualidade do trabalho, doenças e diminuição da capacidade de esforço. Afadiga é considerada um redutor da eficiência.
DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO
De acordo com a analise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos chegou-se a conclusão que paraum melhor aproveitamento de cada operário, este deveria se especializar-se em uma única tarefa, denominada de linha de produção. Com isso o operário perdeu a liberdade, e passou a ser confinado àexecução automática e repetitiva de suas tarefas. Quanto mais for a especializado um operário, maior será sua eficiência.
DESENHO DA CARGOS E TAREFAS
Tarefa é toda atividade executada por uma pessoa noseu trabalho. É a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira repetitiva. Cada cargo tem uma ou mais pessoas queexecutam as suas tarefas. Cada cargo deve ter um determinado número de tarefas. Para cada tarefa há um método apropriado de execução, fazendo que o operário não tenha que pensar ou decidir, e sim...
tracking img