Organização militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A organização militar influenciou as teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. Oprincípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo central das organizações militares. A hierarquia - ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o graude autoridade - provém da organização militar. Com o passar dos tempos, na medida em que o volume de operações militares aumenta, cresce; também a necessidade de delegar autoridade para os níveismais baixos da organização militar. Ainda na época de Napoleão (1769-1821), cada general supervisionava a totalidade do campo de batalha. As guerras de maior alcance e de âmbito continental exigiramnovos princípios de organização conduzindo a um planejamento e controle centralizados em paralelo com operações descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização do comando e à descentralização daexecução.
O conceito de hierarquia na organização militar é tão antigo quanto a própria guerra. O estado-maior formal como um quartel-general apareceu em 1665 com o exército prussiano. A evolução doprincípio de assessoria e de estado-maior teve sua origem no século XVIII na Prússia, com o Imperador Frederico II, o Grande (1712-1786). Para aumentar a eficiência do seu exército, criou um estado-maior(staff) para assessorar o comando (linha) militar. Os oficiais de assessoria (staff) trabalhavam independentemente, numa separação entre planejamento e execução das operações de guerra. Oficiaisformados no estado-maior (staff) eram transferidos para posições de comando (linha) e novamente para o estado-maior, o que assegurava experiência e vivência nas funções de gabinete, de campo e novamente degabinete.
Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção, por meio do qual todo soldado deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais...
tracking img