Organização formal e informal

Organização Formal e Informal

Enquanto a Teoria clássica caracteriza o homem econômico e a Teoria das Relações Humanas, o homem social, a teoria estruturalista focaliza o homem organizacional,ou seja, o homem que desempenha papeis em diferentes organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa simultaneamente devarias organizações.

Organização Formal

Refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentosde salários e controle de qualidade.
Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.

Organização Informal

Refere-se aorelacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).
Exemplo:Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura dando ênfase à motivação, podemos utilizar como exemplo empresas jornalísticas e depublicidade que utiliza métodos modernos de administração.
Tipologia das Organizações

Não existem duas organizações iguais. As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade.Contudo, elas apresentam certas características que permitem classificá-las em certos grupos ou tipos.
Essas classificações que denominaremos tipologias das organizações. Para facilitar a análisecomparativa das organizações, boa parte dos autores estruturalistas desenvolveu tipologias de organizações, tentando classificá-las de acordo com certas características distintivas.

Tipologia de EtzioniEtzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos...