Organização empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução…………………………………………………….2
1. Conceitos básicos de Gestão……………………………. 3
* Planeamento
* Organização
* Direcção
* Controlo
2. A Empresa……………………………………………….. 5
3.1 Planeamento…………………………………………..5
3.2 Organização………………………………………….. 6
3.3 Direcção…………………………………………….... 6
3.4 Controlo…………………………………………….... 7
Conclusão…………………………………………………8

Introdução
Este trabalho tem como objectivo tentar mostrar de que forma uma empresa, neste caso a Cormedica, funciona e se organiza, tendo em conta as funções da gestão que temos estudado (controlo, direcção, planeamento e organização).
Escolhemos esta empresa, pois para além da muita informação disponível, esta tem uma organização simples, e a nosso ver objectiva, sendo mais fácil destaforma conjugar os conteúdos leccionados com situações práticas vividas nesta empresa.
O trabalho está dividido em várias partes, sendo que primeiramente iremos fazer uma breve contextualização. Por isso decidimos explicar em traços gerais em que consiste a Gestão, e em seguida as suas funções de controlo, direcção, planeamento e organização.
O trabalho segue com a uma contextualização daquiloque é esta empresa, e para isso falaremos um pouco da sua história, posteriormente irá ser feita a descrição dos objectivos da Cormedica, bem como a forma em que esta está organizada, passando pela maneira como funciona, bem como as suas estratégias.

1.Conceitos básicos da Gestão
A gestão é o processo de se conseguir resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros. Pressupõe aexistência de uma organização, isto é, várias pessoas que desenvolvem uma actividade em conjunto para melhor atingirem objectivos comuns.
Basicamente, a tarefa da gestão é interpretar os objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através de planeamento, organização, direcção e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingiresses mesmos objectivos.
A gestão divide-se então em quatro funções fundamentais:.

1) A motivação, em termos gerais, pode ser entendida como o reforço da vontade das pessoas se esforçarem para conseguir alcançar os objectivos da organização. Traduz-se na procura da aproximação ou convergência dos objectivos individuais de cada um dos elementos humanos que fazem parte da organização com osobjectivos globais da própria organização. Na medida em que os gestores consigam que os seus colaboradores façam seus os objectivos da empresa, mais motivados eles se sentem para desempenhar as tarefas que lhes estão atribuídas, melhor é o seu nível de desempenho e os resultados conseguidos.
2) Liderança é a capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que façam. Pode serposta em prática de diferentes formas – mais ou menos autocráticas, mais ou menos participativas. A liderança é de tal forma importante na gestão de empresas, que muitas vezes se confunde com a própria gestão. Embora liderança e gestão não sejam exactamente a mesma coisa – a liderança é um aspecto da direcção que, por sua vez, é uma função da gestão – a forma como o gestor lidera define, em certamedida, a sua categoria.
3) A comunicação é o processo de transferência de informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre pessoas.

2.Empresa
O Grupo CH WERFEN é uma empresa em Espanha líder em distribuição de equipamento hospitalar em diversas especialidades, e que teve como objectivo expandir o seu mercado ou área de acção em Portugal. Desta forma este grupo comprou a Cormedica,empresa que já actuava em Portugal distribuindo material relacionado com a cardiologia. O objectivo desta empresa é representar diversas marcas em Portugal, e distribuir/vender de forma eficaz o seu produto. A compra da Cormedica veio permitir uma rápida implantação das ideias e objectivos do Grupo espanhol em Portugal.
Em Portugal, a Cormedica foi expandindo o seu volume de negócios, passando a...
tracking img