Organização do trabalho docente na educação infantil

Páginas: 7 (1653 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
ORGANIZAÇÃO DO TEBALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃOINFANTIL

Nas instituições de educação infantil, tem responsabilidade para com as crianças na faixa etária de zero a seis anos, seu desenvolvimento e sua aprendizagem, o que é necessário um trabalho intencional e de qualidade. Na intecionalidade do trabalho reside a preocupação com o planejamento. O que fazer com as crianças, tem crescido apreocupação relacionada a como planejar o trabalho educativo, principalmente as pequenas.
Essa pergunta serve de base para um ensaio sobre o planejamento na educação infantil, pois são muitas as questões comumente formuladas por professores que atuam na educação infantil. Porém, começo a indagações me reportando para uma questão de base, que envolve fundamentos e que nãoaparece entre as perguntas mais frequentes. Como fazer o planejamento, não podemos deixar de afirmar que planejamento não pode ser confundido com uma ficha formalmente preenchida, contendo uma lista do que se pretende fazer na sala de aula. O planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas asações e situações do professor no cotidiano do seu trabalho pedgógico.
Foram entrevistados, três professores que atuam na educação infantil, dois atuando com crianças de zero a três anos de idade e o terceiro atuando com crianças de quatro a seis anos de idade. A primeira pergunta, se eles considera necessário fazer planejamento e por quê?. Todos os entrevistadosconcordam com a necessidade de haver o planejamento, pois na opinião deles dá mais segurança, organização, subsídios e norteia as ações , possibilitando traçar, projetar, programar, elaborar roteiro para empreender uma viagem no dia a dia em sala de aula com as crianças. Na realidade do universo de um dos professores entrevistados na instituição de educação infantil, onde atuam, os próprios professoressão os idealizadores de propostas pedagógicas estereotipadas ou ambiguas e até mesmo seguidores de propostas eleboradas pela supervisora. O que nos leva a acreditar que esta diversidade presente na elaboração do planejamento evidencia o tecnicismo, leva à sala de aula os projetos de trabalho, contemplam a visão sócio interacionista abordam o centros de interesse, os temas geradores, os complexostemáticos e a pedagógia construtivista, podendo até chamarmos de tecendo uma colcha de várias vertentes pedagogica.
Presentes no século XXI, ainda é muito supreendente que uma instituição de educação infantil “ensino” transmite com concepções sócio-educativas de práticamente de cinco séculos atrás e previlegeando as relações de poder sobre o saber. Constata-se que,assim, que o domínio acadêmico do saber pare não influenciar na prática efetiva, que vai desde cuidados básicos essenciais, até conhecimentos específicos das diferentes áreas do desenvolvimento das crianças. A segunda pergunta efetuada aos professores entrevistados, se eles considerava importante ultilizar o RCNEI no planejamento e a justificativa?. Um dos professores não ultiliza o RCNEI, parafazer seu planejemento, justificou, que recebe o planejamento pronto, com atividades e roteiro determinado pela supervisora, para ser desenvolvido com as crianças em sala de aula. Dois dos professores entrevistados, fazem uso do Referencial na construção do plenejamento , pois é importante pesquisar, estudar e ter como guia, como orientador o RCNEI no meu planejar cotidiano, somos professoras amais de quinze anos na educação infantil , podemos afirmar que após o conhecimento do Referencial, a construção e o desenvolvimento do trabalho pedagógico, se tornou mais leve, mais real, mais verdadeiro, muito mais agradável, respeitando a pluralidade e diversidade da sociedade, pois o Referencial é proposta aberta, flexível e não imposta, não obrigatória, visando e favorecendo o diálogo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A organização do trabalho docente na educação infantil
  • Organização do trabalho docente na educação infantil
  • O trabalho docente na educação infantil
  • trabalho docente na educaçao infantil
  • A especificidade do trabalho docente na Educação Infantil
  • Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
  • A Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
  • Importância da organização do trabalho na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!