Organização de materiais e estoques nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 46 (11354 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO - WPOS

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

ROSANA SILVA ZUCCHERATTO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E ESTOQUES NA ORGANIZAÇÃO

SÃO PAULO - SP

2011
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO - WPOS

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

ROSANA SILVA ZUCCHERATTO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E ESTOQUES NA ORGANIZAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado ao Programa de Pós-Graduação - MBA Executivo em Gestão Empresarial da WPOS, como exigência para a obtenção do título de Especialista em Administração.

Orientadora: Profª Conceição Rejane M. da Cruz

SÃO PAULO - SP

2011

ROSANA SILVA ZUCCHERATTO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E ESTOQUES NA ORGANIZAÇÃOPOSEAD – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

SÃO PAULO/2011

APROVADO EM ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________
Profª Conceição Rejane M. da Cruz – ORIENTADORA

______________________________________
PROFESSOR EXAMINADOR______________________________________
PROFESSOR EXAMINADOR

SÃO PAULO, ____/____/____

RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento da Logística empresarial e a área da Administração de Materiais dentro de uma organização. A Logística de Materiais nas grandes empresas facilita o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o pontofinal de consumo, além dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável Para realização do trabalho foi realizada pesquisa na área de Logística, através de livros, apostilas e internet.
As informações sobre logística de materiais foram buscadas em empresas de grande porte, abrangendo as principaisferramentas administrativas que compõe o escopo da administração moderna. O resultado da pesquisa foi identificar a globalização como agente transformador da maneira de administrar as empresas. As multinacionais e as transnacionais contribuíram efetivamente para o processo de globalização, uma vez que tais empresas desenvolvem atividades em variados territórios.
A importância deste estudo édescrever o processo logístico e administrativo que se faz necessário para as empresas no mundo e fazer refletir que, dentro de um processo complexo como a organização, existem muitos departamentos, funcionários e colaboradores que precisam estar alinhados à filosofia da empresa que pretende manter-se e destacar-se no mercado.
A Logística tornou-se fundamental com a globalização. Os feitos nomercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação de empregos em países com mão-de-obra de salários baixos em execução de serviços que não tem necessidade de alta qualificação. Com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganharvantagem competitiva no acesso de mercados regionais.
Conclui-se que a globalização é um fator que afeta todas as áreas da sociedade, principalmente o comércio internacional, com diferentes níveis de intensidade, dependendo do grau de desenvolvimento e integração das nações ao redor do mundo.

Palavras-chave: Administração. Logística. Cliente. Globalização

ABSTRACT

The objectiveof this work is to inside describe the logistic development of enterprise and the area of the Administration of Materials of an organization. The Logistic one of materials in the great companies facilitates the flow of the products since the point of acquisition of raw material until the end point of consumption, beyond the flows of information that place the products in movement, getting...
tracking img