Organização de computadores

Páginas: 8 (1767 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

JOABS LUZ DA SILVA

USB E FIREWIRE

Conceição do Araguaia – PA
2011

JOABS LUZ DA SILVA

USB E FIREWIRE

Trabalho apresentado ao Curso (Analise e desenvolvimento de sistema) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização de Computadores].

Prof. Paulo Kiyoshi NishitaniConceição do Araguaia - PA
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
1.1 Universal Serial Bus (USB)
1.2 USB 1.1 E USB 2.0
1.3 CABOS E CONECTORES USB
2 FIREWIRE
2.1 Conectores e cabos FireWire
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS BARRAMENTOS USB E FIREWIRE
4 AS TENDÊNCIAS DO USB 3.0 E FIREWIRE S3200
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS

1 Introdução
1.1 Universal Serial Bus (USB)
O usb, ou universal serial bus,criado em 1995, por empresas de tecnologia, é um revolucionário padrão de conexão de periféricos que a maioria dos usuários conhecem. Esse padrão permite que sejam conectados até 127 equipamentos em cada micro, sem a necessidade de desligar o computador para fazer as ligações, e com o reconhecimento automático dos aparelhos adicionados.
Se pararmos para darmos uma analisada, como é possívelligar 127 coisas ao mesmo tempo, já que a maioria dos computadores não vem com tantas entradas assim? A resposta é simples, devemos utilizar um aparelho chamado hub, onde o mesmo permite a conexão de vários dispositivos em uma única entrada do computador.
Antigamente, conectar dispositivos ao micro era uma tarefa um pouco difícil, na maioria das vezes, digna apenas de técnicos ou usuários comexperiência no assunto. Quando a instalação era interna, a situação piorava ainda mais, pois o usuário tinha que abrir o computador e configurar jumpers.
Um conjunto de empresas, entre elas, INTEL, MICROSOFT, NEC, IBM E APPLE, observou a necessidade de criar um padrão que facilitasse a conexão de dispositivos ao computador, sendo assim as primeiras especificações comerciais surgiram e ficou conhecidacomo Universal Serial Bus (USB).
O verdadeiro foco desse padrão é substituir a diversidade de conectores diferentes, existentes nos computadores atuais. Se pararmos para observa, podemos encontrar até quatros encaixes diferentes, divididas entre portas seriais, pararelas, entrada para mouse, teclado e outros.
1.2 USB 1.1 E USB 2.0
As primeiras interfaces USB atendiam à especificação 1.0.Posteriormente, foram introduzidas modificações que deram origem à especificação 1.1, na qual seguem a maioria dos computadores produzidos antes de 2000.
Estas especificações suportam duas velocidades:
• Low speed – taxa de transferência de 1,5 Mbits/s5;
• Full speed – taxa de transferência de 12 Mbits/s

Para se ter uma idéia do significado desta velocidade, utilizamos como exemplo uma máquinadigital com um cartão de memória de 64MB6, carregado com 160 fotografias com resolução de 1600x1200 pixels. No modo full speed são transferidos 12 Mbits/s, o que equivale a 1,5 MB/s. A transmissão dessas fotos irá demorar, então, cerca de um minuto e meio. Já no modo low speed a transmissão duraria mais de 10 minutos.
Já os computadores produzidos a partir de meados de 2001 possuem barramento USB2.0. A principal diferença é uma nova taxa de transferência, de 480Mbits/s – High speed – ,considerada bastante elevada, viabilizando a utilização de periféricos mais velozes, como discos rígidos e câmeras de vídeo de alta resolução. Além disso, operam com os mesmos cabos da versão 1.1 e suportam qualquer periférico originalmente criado para esta versão.
O modo low speed é utilizado pordispositivos que não necessitam utilizar altas
velocidades, como teclado, mouse e controle de jogos. O modo full speed é usado por dispositivos que operam com som e imagem, como câmeras, microfones e alto-falantes, e também com dispositivos para armazenamento de dados. Já o modo high speed é utilizado por dispositivos que necessitam de elevadas taxas de transferência, como os que manipulam vídeo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizaçao de computadores
  • Organização de computadores
  • Organização de computador
  • ORGANIZACAO DE COMPUTADORES
  • Organização de computadores
  • Organização dos computadores
  • Organização de computadores
  • Organização de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!