( Organização das nações unidas) onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A organização das nações unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de Outubro de 1945 data de promulgação da carta das nações unidas, que é uma espécie de constituição da entidade, assinada na época por 51 países, entre eles o Brasil. Criada logo após a segunda guerra mundial, o foco da actuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo. A primeiraassembleia-geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster central hall, em Londres). A sua sede de nova Iorque desde 1950, num complexo desenhado por Óscar Niemeyer e le corbusier.
Bem antes da fundação da ONU já haviam surgido outras organizações internacionais, relacionadas a temas específicos. A União internacional de Telecomunicações (UIT), na época chamada de União Internacional deTelégrafos, foi fundada em 1865; nove anos mais tarde, em 1874, surgiu a União Postal Universal (UPU).
Hoje, ambas são agências especializadas da ONU.
Em 1899, realizou-se na cidade de Haia, na Holanda, a Conferência Internacional da Paz, para elaborar instrumentos que pudessem resolver crises pacificamente, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivência entre os países. Comobjectivos semelhantes, foi criada a Liga das Nações, estabelecida em 1919, no Tratado de Versalhes, na França. Considerada a precursora da ONU, tinha como missão “promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. A entidade encerrou as actividades depois de falhar em evitar a Segunda Guerra Mundial.

A expressão “Nações Unidas”, cunhada pelo presidente norte-americanoFranklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na “Declaração das Nações Unidas”, a 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações expressaram
a intenção de continuar lutando contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Dois anos depois, líderes da China, da União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboçaram umaproposta de estatuto para uma organização internacional de países.
Antes mesmo de ser constituída oficialmente a organização, realizou-se na cidade de Bretton Woods, no Estado de Nem Hampshire, nos EUA, a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, em 01/07/1944, tendo em vista as questões económicas relacionadas ao final da Segunda Guerra Mundial e
Pós-guerra.
Segundo o acordo deBretton Woods, as moedas dos países membros passariam a estar ligadas ao dólar variando numa estreita banda de +/-1% e a moeda norte americana estariam ligadas ao ouro a 35 dólares.
Para que tudo funcionasse sem grandes sobressaltos foram criadas com o acordo Bretton Woods duas entidades de supervisão, o FMI (Fundo Monetário Internacional), banco mundial. Assim, como o acordo de Bretton Woods, odólar passou a ser a moeda forte do sistema financeiro mundial e os países membros utilizavam-na para financiar os seus desequilíbrios comerciais minimizando custos de detenção de diversas moedas estrangeiras.

O acordo da conferência Internacional Monetária de Bretton Woods ocorrido em 1944, visava assegurar a estabilidade monetária, impedindo que o dinheiro escapasse dos países erestringindo á especulação com as moedas mundiais. Antes do acordo, o padrão ouro de troca que prevaleceu entre 1876 e a primeira guerra mundial dominava o sistema económico internacional.
Na mesma linha, realizou-se em Washington, em 21/08/1944, a Conferência para a Organização da Paz no Mundo do Pós-Guerra.
Em 1945, representantes de 50 países reuniram-se em São Francisco, nos Estados Unidos, naConferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional. No encontro, foi elaborado um rascunho da Carta das Nações Unidas. A Carta foi assinada em 26 de Junho de 1945, e ratificada por 51 países em 24 de Outubro de 1945.
A missão da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais – como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, Aids, migração e tráfico de...
tracking img