Organização atuante no mercado brasileiro que esteja praticando ações concretas a caminho da sustentabilidade.

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3 – Currículo integrado

PASSO 2
Responda às questões a seguir com base na leitura do texto de Everardo Luz. Dedique-se a responder bem essasperguntas. Elas facilitarão seu trabalho no Passo 3.

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?
R: os argumentos são três:
-de ordemsociológica: capacitar à escola, para que esta possa se adaptar a um grande número de informações, filtrando-as, para utilizar somente os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem doaluno;
-de ordem psicológica: busca conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa e funcional, onde o aluno relacionara com a sua realidade todo o conteúdo que aprendeu na escola;
-associação dainterdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica: destacando a necessidade da escola realizar atividades que contemple na organização da aprendizagem em torno de diversos temas.2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?
R: O professor deixa de ter a posturatradicional de ensinar e passa juntamente com o aluno a assumir um papel de pesquisador.

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?
R: Qualquer assunto pode ser ensinadopor projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não constam nos currículos escolares, ou temas que são considerados relevantes para garantir a aprendizagem de determinados conteúdos.

4. Qual é aideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?
R: É mostrar ao aluno procedimentos que permitirá a organização mais eficaz das informações e levar à descobertas de diversasrelações, que poderá ser estabelecidas a partir de um tema ou problema pesquisado.

PASSO 3
Depois de concluir a leitura, responda às questões a seguir:
a) Levando-se em conta as ideias de...