ORGANISMOS TRASGENICOS

419 palavras 2 páginas
Como são produzidos os alimentos transgênicos? Os alimentos geneticamente modificados ou transgênicos são plantas que receberam material genético de outros organismos para torná-las resistentes a uma praga ou herbicida. Pesquisadores identificam bactérias, vírus e plantas que tenham as características que pretendem transferir para outras espécies. Eles isolam o gene responsável por essas características. O gene é inserido no DNA de células de tecidos da planta a ser alterada com o auxílio de máquinas especiais ou de microrganismos. As células geram embriões transformados. Quando cresce, o embrião dá origem a uma planta com a característica desejada incorporada em seu código genético, capaz de produzir sementes transgênicas.
Benefícios e malefícios dos transgênicos:
Benefícios
Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.
A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta (Amabis).
Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.
Riscos
Não há regulamentos técnicos para a segurança no uso dos produtos transgênicos, e estes tendem a provocar a perda da diversidade genética na agricultura.
A erosão genética ameaça o futuro da agricultura e os transgênicos tornam a agricultura mais arriscada, podendo provocar a poluição genética e o surgimento de superpragas, além de matar insetos benéficos para a agricultura.
Os transgênicos podem afetar a vida microbiana no solo e os impactos dos transgênicos na natureza são irreversíveis.
Os transgênicos levantam muita polêmica em todo mundo, principalmente quando se trata de alimentos destinados a humanos, em razão da incerteza sobre o que pode acontecer no organismo humano caso haja o consumo de produtos derivados da alteração genética.
A biotecnologia tem servido de grande valia na produção agrícola e pecuária,

Relacionados