Organismos internacionais da politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organismos internacionais
As grandes guerras mundiais, assim como os conturbados anos da Grande depressão, que culminaram com a crise dos anos 30, provocaram enormes perturbações na encomia depraticamente todos os países e, por conseguinte, nas relações econômicas internacionais. Já ao final da segunda guerra mundial evidenciava-se a necessidade de mudanças no sistema de pagamentosinternacionais.
O objetivo de criar-se Sistema monetário internacional foi viabilizar as transações entre países, estabelecendo regras e conversões que regulassem as relações monetárias e financeiras e nãocriassem entraves ao desenvolvimento mundial. Nesse sentido define-se o ativo (moeda) de reserva internacional, sua forma de controle, sua relação com diferentes dos desequilíbrios dos balanços depagamentos, o grau de movimentação dos capitais privados e o sistema de relações jurídicas que garantem o funcionamento desse mecanismo internacional.
Tais eram as preocupações reinantes nos últimos anos daSegunda Guerra Mundial, quando se via no comercio mundial um importante instrumento para potencializar o desenvolvimento do mundo capitalista.
O Setor externo
Na Conferencia de Bretton Woods, em1944, surgiram propostas de remodelagem do sistema monetário internacional e, dentre elas, destacaram-se as do economista inglês John Maynard Keynes. Dessa conferencia nasceu um novo sistema monetáriointernacional, que foi extremamente importante para o reflorescimento do comercio mundial e sobre o qual se baseou o crescimento econômico do pós-guerra.
Dentro desse contexto foram criados os trêsprincipais organismos econômicos internacionais do pós-guerra:
• O Fundo Monetário Internacional (FMI);
• O Banco Mundial; e.
• A Organização Mundial do Comercio (OMC).

Fundo monetárioInternacional (FMI)

O Fundo Monetario Internacional, que ainda hoje administra o sistema monetário internacional, foi criado com objetivo de:
a) Evitar possíveis instabilidades cambias e garantir a...
tracking img