Organismos geneticamentes modificados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organismos geneticamente modificados (OGMs) podem ser definidos como organismos nos quais o material genético (DNA) foi alterado de uma maneira que não ocorreria naturalmente. Normalmente, estatecnologia é denominada "biotecnologia moderna" ou "tecnologia genética", algumas vezes também pode ser denominada "tecnologia de recombinação de DNA" ou ainda "engenharia genética". Esta tecnologiapermite que genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espécies não relacionadas. Tais métodos são utilizados para se criar plantas geneticamentemodificadas, que são então usadas para cultivar alimentos geneticamente modificados. Organismos geneticamente modificados (OGMs), em particular plantas geneticamente modificadas (PGMs), têm sido desenvolvidosnos últimos anos por várias razões. Uma razão para o desenvolvimento dos OGMs é aumentar o fornecimento de alimentos pelo aumento da produção das colheitas. Companhias de Biotecnologia temdesenvolvido plantas com características agronômicas melhoradas, tais como resistência a insetos, herbicidas e doenças.
Técnicas de Manipulação genética:
A engenharia genética permite manipular diretamentegenes de determinados organismos, possibilitando isolar e transferir genes responsáveis pela produção de certas substâncias, para outros seres vivos que não produzam essas substâncias, de modo a seremfuncionais nesses seres.

DNA Recombinante
A técnica de DNA recombinante permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de organismos diferentes, ou seja, possibilita retirar genes de umaespécie e introduzir num microrganismo, que posteriormente se vai multiplicar e assim produzir inúmeras cópias desse gene e consequentemente o produto desse gene. O processo é simples e baseia-se emdois tipos de enzimas, as enzimas de restrição e a enzima DNA ligase.
DNA Complementar
A técnica do DNA complementar tem como objetivo facilitar a produção de proteínas de seres eucariontes em...
tracking img