Organismos em coevolução:como empresas e seres vivos se comparam? ALVES, Paulo Vicente dos Santos

924 palavras 4 páginas
Organismos em coevolução:como empresas e seres vivos se comparam?
ALVES, Paulo Vicente dos Santos
Resumo:
O autor inicia o texto com duas palavras antagônicas para o mundo dos negócios Competição e Cooperação, ele explica que essa cooperação forçam as outras empresas serem melhores a evoluirem e integrando esse conceito as empresas coevoluem.
O artigo traz várias relações entre a biologia e o modelo das organizações atuais, duas teorias baseam esse relato pois as duas se complementam a ‘teoria da contigência’ evolução dos organismos e a ‘teoria dos sistemas’ que nos auxiliam a entender não somente como, mas porque acontece.
Esse processo de evolução se dá pelo DNA carga genética e pelo meio social que se encontra o organismo. Seguindo é desdobrado o assuntos em alguns pilares da biologia como: Seleção e Coevolução, Mutação e Inovação, Reprodução e Diversidade, Ecossistemas e Rede e Extinção e Sustentabilidade.
Seleção e Coevolução não diferente do mundo animal, vence quem for mais rápido e quem se adaptar a mudança, o texto trás exemplos de sistemas de qualidade, shopping center e as lojas de ruas, ambas existem hoje, mas tiveram seus momentos de crise e isso fez uma aceleração a mudança.
Existem casos que essa coevolução esbarra em proteciosnismos e monopólios, evitando distorcendo esse processo natural e a competição benefíca.
Mutações e Inovações a mudança atraves da inovação pode ser vista em cinco tipos: novos mercado busca uma necessidade oprimida, novo produtoé a evolução de produto já existente com uma nova proposta, nova forma de organização maneira de adaptar a mudança ou um arranjo produtivo, nova forma de produção maneiras de aumentar a eficiência exemplos automação, sustentabilidade e etc., novas fontes de matéria- prima crianção de novos processos com introdução de novas fontes exemplo nanotecnologia.
Na visão da biologia mutação pode acarretar alguns erros que prejudica o indivíduo e texto ajuda a fazer uma reflexão sobre os erros e a

Relacionados