Organismo: tendência atualizante e tendência formativa no fluxo da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Branco, P. C. C. (2008). In: Junior, F. S. C.; Sousa, A. F. (Org.). Humanismo de funcionamento pleno: tendência formativa na Abordagem Centrada na pessoa. Campinas, SP: Alinea.

O objetivo do autoré clarificar e discutir os pressupostos básicos, tendência atualizante e tendência formativa, da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Por tendência atualizante, Branco (2008, apud Freire, 2008)define:

“A psicoterapia centrada na pessoa [...] apoia-se fundamentalmente no pressuposto da tendência à atualização. O terapeuta centrado na pessoa confia na tendência do individuo crescer,desenvolver-se e atualizar-se, sua única função é criar um clima interpessoal que promova a liberação desta tendência [...] já existe esse individuo” (p. 66).

Portanto, Rogers acredita que este princípionegue as influências sociais, compreendendo-o como uma força inerente a todos os organismos vivos. Ao longo dos seus estudos, em diálogo com outros saberes, Rogers amplia este último conceito paratendência formativa.
Com o intuito de relacionar esses princípios com a Vida, o autor sintetiza bem esta: “são tendências naturais de um organismo para atingir um grau maior de harmonização dinâmicainterna e externa, exercitando suas potencialidades adaptativas e transformativas” (p. 69).
Como base para discussão seguinte, Branco (2008) faz um breve recorte das teorias organísmicas até a teoriaproposta por Rogers.
Comparado a outros autores contemporâneos, Rogers não se interessou de início a psicoterapia, mas a literatura indica que houve três fatores marcantes para sua formação: suaexperiência com agricultura, suas leituras e a teologia liberal. Dessa maneira, Rogers elabora a ACP com um diferencial em relação a outras abordagens, preconizar o crescimento organísmico. Por tanto, deforma geral, Rogers considera que o organismo comporta-se mediante uma realidade subjetiva percebida, e não mediante condições externas de estimulação. Assim, a tendência formativa vincula-se a...
tracking img