ORGANELAS

1806 palavras 8 páginas
ORGANELAS

vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores. A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular. O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água).
As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas darão as características desta células, então vamos ver as organelas:

O citoplasma recebe muitos nomes veja:
Citoplasma, Citosol, Hialoplasma, Citoplasma Fundamental e Matriz citoplasmática, ambas são o nome que chamamos o liquido presente no meio intra celular que pode ser constituídos por água, proteínas, sais minerais, íons diversos , aminoácidos livres e açúcares.

o líquido como disse anteriormente, tem forma mais espessa e outra menos, vale lembra que quanto mais interno mais gelatinoso endoplasma onde estão presentes a maioria das Organelas (órgão pequenos),Ectoplasma quando estiver mais periférico. A denominação Hialoplasma refere-se partes do citoplasma que ocorrem as reações químicas metabólicas e o Citosol é referente a região que acontece as CICLOSES ( movimentos no interior da célula).

o que devemos saber sobre organelas é a respeito da função de cada uma delas:
Citoesqueleto: É o esqueleto da célula ou seja dá a sustentação e estrutura o corpo celular, é formado

Relacionados

  • Bioquimica
    9065 palavras | 37 páginas
  • Alelopatia
    27562 palavras | 111 páginas