Organelas celulares_resumo

572 palavras 3 páginas
Organelas Celulares

Organelas são estruturas presentes nas células, comuns a muitos tipos delas. São elas que dão vida a célula. Na célula animal eucariótica existem 3 componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.
Membrana Plasmática (Plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática):
Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas por fosfolipídeos e proteínas em proporções diferentes e uma pequena quantidade de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Além disso, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos: glicocálix ou glicocálice, que tem a função de reconhecimento químico da célula, também tem função protetora impedindo a entrada de alguns tipos de vírus ou bactérias. Uma das funções mais importantes da célula é a permeabilidade seletiva, ou seja, a membrana seleciona o que vai para dentro. Outra função são os transportes, podendo ser divididos em ativo, quando há gasto energético e passivo, quando não há gasto energético.
Núcleo
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das nossas células possui um único núcleo. Contudo, há células que não tem núcleo, os glóbulos vermelhos maduros. E há outras que possuem vários como, por exemplo, as células musculares esqueléticas.
Dentro do núcleo, encontram-se corpos em formatos esféricos denominados nucléolos, compostos protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético. O núcleo controla a replicação celular, determina as características das proteínas celulares.
Ribossomo
Existem ribossomos que estão isolados no citoplasma, outros estão inseridos no retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas através do RNA mensageiro que vem do núcleo.

Mitocôndria

São as principais organelas celulares, são muito importante para a nossa sobrevivência. Apresenta camada bilipídica, há presença de cristais que fixam as

Relacionados