ORGANELAS CELUALRES

307 palavras 2 páginas
Principais doenças relacionadas às Organelas

A hipertrofia do Reticulo Endoplasmático Liso é causada pelo uso indiscriminado de drogas, ocorrendo um aumento dessa organela nos hepatocitos, onde ocorre a metabolização dessas substancias. A Miopatia das Mitocôndrias, tem como agente causador a mutação de seus genes e também dos genes do núcleo , originando uma patologia que geralmente ocorre quando o individuo é adulto, com sintomas clínicos como fraqueza nos musculos,inclusive os oculares,além de problemas neurológicos e complicações cardiacas.
A deficiência nos Lisossomos pode levar a Leucodistrofia metacromatica, pela dificuldade dessa organela em metabolizar as moleculas, levando a um acumulo dentro das células. E finalmente a Doença da Célula 1, que é derivada da insuficiência enzimática para fofosrização proteica no Aparelho de Golgi, levando a retardamento cognitivo e deficiência no crescimento do individuo. A membrana das células e a mitocõndria são as primeiras estruturas que determinama gravidade de uma lesão, se ela pode ser reversível.
Parece incrível que estruturas tão pequenas sejam essenciais, para manter o organismo sempre trabalhando em harmonia. Quando isso não acontece, pode ocorrer um desequilíbrio ocasionando as patologias. É a fantástica e fascinante organização do corpo físico.

Mitocôndrias
Doenças causadas pela função anormal da mitocôndria. Podem ser causadas por mutações, adquiridas ou herdadas no dna mitocondrial ou nos genes nucleares que codificamos componentes mitocondriais. Podem também ser devidas a uma disfunção adquirida da mitocôndria decorrente de efeitos adversos de drogas, infecções ou outras causas ambientais.Doença
Citopatia Mitocondrial, a causa é o desacoplamento da oxidação fosforilativa, e a alteraçao que ocorre é a forma e quantidade alterada nas mitocondrias, e consequentemente vaihaver emagrecimento e metabolismo basal

Relacionados