ORG AMBSOCECO Aula 07 08 Estudo De Caso Demanda Oferta Elasticidade V1

870 palavras 4 páginas
Instituição
UFPR

Turma
Administração

Disciplina
ORG&AMBSOCECO

Aula
07 & 08

Três aplicações da oferta, da demanda e da elasticidade
Utilize as ferramentas da oferta, da demanda e da elasticidade para responder as seguintes questões:
1. Boas notícias para a agricultura podem ser más notícias para os agricultores?
Os pesquisadores do Departamento de Agronomia desenvolveram um novo tipo de trigo híbrido que aumenta em 20% a produção por hectare cultivado. A partir dessa descoberta, no mercado de trigo a quantidade vendida aumentou de 100 para 110 e o preço caiu de 3 para 2 reais:
(a)
(b)

(c)
(d)

Calcule a elasticidade-preço da demanda por trigo e indique o tipo de elasticidade.
Demonstre graficamente o que acontece com o mercado de trigo a partir dessa descoberta, usando os dados de preços e quantidades informados e o tipo de elasticidade da demanda por trigo. A nova variedade de trigo melhorou a situação dos agricultores? O que ocorre com a receita total dos agricultores?
O que determinou essa variação na receita total dos agricultores?

2. Por que a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) não conseguiu manter altos os preços do petróleo?
Muitos dos acontecimentos mais críticos da economia mundial nas décadas passadas tiveram sua origem no mercado mundial de petróleo. Na década de 70, os membros da OPEP decidiram aumentar o preço mundial do petróleo para aumentar a renda de seus países. Para atingir tal objetivo reduziram conjuntamente a quantidade oferecida de petróleo. De 1973 a 1974, o preço do petróleo aumentou mais de 50% (já descontada a inflação do período). Alguns anos depois, a OPEP fez o mesmo outra vez. O preço do petróleo aumentou em 14% em 1979, 34% em 1980 e mais 34% em 1981.
Contudo, a OPEP encontrou dificuldades para manter a elevação dos preços. De 1982 a 1985 os preços do petróleo registraram um declínio constante de cerca de 10% ao ano. Seguiu-se um período de insatisfação e desorganização entre os países da OPEP. Em 1986 a

Relacionados