Orgãos fiscalizadores da área de auditoria

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
C.F.C-Conselho Federal de Contabilidade e C.R.C- Conselho Regional de Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é uma Associação de Classe profissional brasileira formado porcontadores eleitos em cada estado e no Distrito Federal por Contadores e Técnicos Contábil. É responsável pelo registro e fiscalização do exercício da profissão contábil no Brasil juntamente com o ConselhoFederal de Contabilidade.
História
O Conselho Federal de Contabilidade - CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, é o resultado de umadiscussão de melhoria da profissão de contador junto à sociedade para criar um órgão colegiado, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio(nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).
Registro no CRC
O candidato deve concluir o Curso deGraduação de Ciências Contábeis ou Curso Técnico em Contabilidade levando documentação comprobatória. Normalmente é cobrado uma taxa anual para a emissão da carteirinha comprovando o registro noconselho. No Brasil, devido a sua legislação em vigor, o contador ou técnico só poderá exercer a sua profissão mediante registro no Conselho Regional.
Constituição
O Conselho em cada estado é constituídopor representantes de 2/3 de Contadores e de 1/3 de Técnicos em Contabilidade, sendo escolhidos em eleição mediante voto secreto, pessoal, direto e obrigatório de todos os Contadores e Técnicos emContabilidade com registro em vigor e em situação regular para o exercício da profissão contábil.
Em cada estado do Brasil e no Distrito federal possui um Conselho Regional independente formando assim27 conselhos que forma o Conselho Federal de Contabilidade.
As Normas brasileiras de auditoria são regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil do Brasil e tem por objetivo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORGÃOS REGULADORES E FISCALIZADORES DA CONTABILIDADE
  • Orgãos de Padronização
  • Área financeira de um órgão público
  • O papel da auditoria interna em um orgão publico
  • Áreas funcionais dentro de um órgão na UFRRJ por uma perspectiva externa
  • Risco de auditoria no setor público: um estudo exploratório nos órgãos da justiça do trabalho.
  • Guia sobre os órgãos responsáveis pelo Direito Autoral da Área Musical
  • AUDITORIA AMBIENTAL: RECUPERAÇÃO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM ESTRELA D’ OESTE/SP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!