Orgãos de fomenta a pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Marcelo M. Fontes Gestão de Qualidade

Órgãos de Fomenta a Pesquisas

CNPq
OConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação derecursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aosalunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes. As bolsas são divididas em duas categorias principais: bolsas individuais no país e no exterior, e bolsaspor quota. As bolsas individuais são solicitadas diretamente ao CNPq.  Os primeiros passam para quem deseja solicitar uma bolsa ou auxílio individual é identificar a opção que se encaixa em seu perfile necessidade. Já as bolsas por quota de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduaçãoCAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de (Ensino) Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) emtodos os estados da Federação.
Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.As atividades da CAPES podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:
* Avaliação da pós-graduação stricto sensu;
*Acesso e divulgação da produção científica;
* Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
* Promoção da cooperação científica internacional.
* Indução e fomento...
tracking img