Ordens gregas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A arquitetura grega tem no templo a sua expressão maior e na coluna a sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo de um templo.
Um sistema de ordens arquitetónicas definiu asproporções ideais para todos os componentes da arquitetura, de acordo com proporções matemáticas preestabelecidas. Outro importante fato na arquitetura grega, foi o aperfeiçoamento da ótica (perspetiva), que jácomeçará a fazer parte do período clássico.
Uma ordem arquitetónica, dentro do contexto da arquitetura clássica, é um sistema que dota um edifício de características próprias, associando-o a umadeterminada linguagem e a um determinado estilo histórico. Compreende o conjunto de elementos previamente definidos e padronizados que se relacionam entre si de um modo coerente; conferem harmonia,unidade e proporção a um edifício segundo os preceitos clássicos de beleza.
As diferentes ordens arquitetónicas foram criadas na Antiguidade Clássica, embora tenham eventualmente sido alteradas aquando dasua reinterpretação noutros períodos, como o do Renascimento.
Estas normas de composição foram desenvolvidas na Grécia e atingiram a maturidade no Período clássico a partir do século V a.C. dandolugar à criação de três ordens: o Dórico, o Jónico e o Coríntio. O reportório de formas utilizado é, no entanto limitado, tornando uma determinada ordem facilmente identificável. A proporção entre aaltura-diâmetro da coluna, o capitel e o entablamento são elementos, que pela sua clara diferenciação, facilitam a distinção entre as ordens.

A ordem dórica é a mais rústica das três ordensarquitetónicas gregas; simples e maciça. Dentro das suas características, é possível citar as colunas desprovidas de base, capitel despojado, arquitrave lisa, friso com métopas e tríglifos, e mútulos sob ofrontão.
As colunas, frente e fundo do templo, são 4 a 6 vezes mais altas do que o diâmetro do fuste. Cada coluna tem vários tambores sobrepostos com 20 caneluras ou entalhes verticais. O capitel é...
tracking img