Ordem de colunas das casas gregas e romanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação:

A complexidade, simetria, proporção e inovação são algumas características da arquitetura grega que influenciou diversos povos, deixando seu legado em varias partes do mundo. É por meio desse entendimento que esse trabalho tem como objetivo despertar o interesse pela cultura grega e romana, bem como discutir a influência da primeira para a arquitetura romana e ocidental. Destaforma, o nosso trabalho vai abordar sobre as casas e colunas tanto gregas, como romanas detalhando sobre os tipos, denominação e formato das mesmas. Sendo assim, cabe destacar que para este trabalho teremos como base documentos, livros, escritos e impressos que nos ajudaram a ter um pensamento critico sobre o tema abordado.


Palavras-chaves: GREGA, ROMANA, COLUNA, CASA.Introdução

Não há nada melhor do que estudar e saber muito sobre o mundo em que vivemos. Aprender sobre outras culturas e outros costumes. Como outros povos viviam, quais são suas historias, entre outras coisas. Estudar a historia de um povo é incrivelmente mágico, pois você descobre tudo por trás do que existe hoje em dia, tudo o que já aconteceu ate chegar aos dias de hoje. Nessetrabalho, a fim de melhorar o nosso entendimento e ampliar o nosso conhecimento, iremos fazer um grande apanhado sobre:
1) As ordens de colunas:
* Gregas: - Dórica
- Jônica
-Coríntia

* Romanas: - Toscana
- Compósita:
2) As casas:
• Gregas: Simples na construção e em seu arranjo interno,sua função pouco avançava para além do abrigo.

• Romanas: Eram construídas com materiais mais resistentes, com maiores dimensões. Já sugeria, com um melhor acabamento, um sentido mais social.






DESENVOLVIMENTO
1. GRÉCIA: Ordens Arquitetônicas

Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, que marca a proporção e o estilo dos templos. Os materiais de construção maisutilizados eram o tijolo cru (adobe) e a madeira, com alguma utilização da pedra e do mármore no período arcaico (600 e 500 a. c.) a arquitetura desenvolve-se a partir de influências da cultura micênica e outras culturas mediterrâneas. Um sistema de ordens definiu as proporções ideais para todos os componentes da arquitetura, de acordo com proporções matemáticas preestabelecidas, de modo atransmitir equilíbrio, harmonia e proporção. A ordem era baseada na proporção entre a altura-diâmetro da coluna, o capitel e o entablamento, apresentando estilos variados, sendo a Dórica a primeira ordem, a Jônica a segunda e a Coríntia a terceira.

1.1. Dórica
A ordem dórica foi a primeira e a mais simples das ordens arquitetônicas, sendo uma versão em pedra das peças de madeira. O estilo dórico vemem primeiro lugar por uma razão muito simples: o dórico foi um dos primeiros povos que dominaram a Grécia. Nessa ordem, a parte principal da coluna, ou fuste, repousa diretamente sobre o embasamento; o acabamento no alto da coluna, ou capitel, é extremamente simples; a parte que assenta sobre os capitéis, ou arquitrave, é larga, maciça, sem rebuscamentos.
No estilo dórico, as colunas (frente efundo do templo eram de 4 a 6 vezes mais altas do que o diâmetro do fuste) circundavam cada lado, têm sulcos de cima a baixo (caneluras de 16 a 20), porque essa é a maneira mais fácil de adornar um tronco de madeira. No topo, uma peça redonda (equino), para impedir a penetração de água das chuvas. Sobre o equino, uma peça plana (ábaco) que compõe o capitel sobre uma ou mais molduras, paradistribuir por igual o peso da arquitrave e, sobre esta, apoiadas, as pontas das vigas de madeira do teto, esculpidas com três sulcos (tríglifo) e com peças decoradas ou simples para preencher os vão (métopas).
Finalmente, o beiral do teto (cornija), decorado com peças de cerâmica ao longo das extremidades (acrotério). O equino junto com o ábaco recebe o nome de capitel; os tríglifos e métopas formam o...
tracking img