Ordem bipolar e multipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ordem Bipolar e Multipolar
O Equilíbrio mundial se define pela presença de uma ou mais potências, como aconteceu no século XIX: a Inglaterra dominava a maior parte do planeta com suas colônias espalhadas pelo mundo, era quem fornecia a maior parte dos produtos industrializados para todo o mundo, era a monopolaridade.
A bipolaridade surgia como resultado do aparecimento e expansão do capitalismoe explosão da Primeira e Segunda guerras mundiais, quando ouve um declínio da Europa, surgia Estados Unidos e URSS como grandes potências.
Já a multipolaridade surge na década de 90, após a dissolução da URSS, o Japão surgia como potência emergente, e forma com os Estados Unidos e MCE (Mercado Comum Europeu) a ordem multipolar.
Ao longo das décadas surgem novas potências, que se formam e passama ser essenciais na economia mundial.

A Ordem Bipolar

A Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial teve seu período de 1914 à 1918 e suas principais causas foram:
* Disputas colonialistas;
* Revanchismo da França em relação a Alemanha;
* Rivalidades econômicas entre Alemanha e França, e Alemanha e Inglaterra;
* Disputa pela a hegemonia balcânica entre Rússia eÁustria - Hungria;
* Pan-eslavismo sérvio e bósnio entre a dominação austro-húngara.
Com a tentativa de equilibrar a política européia com acordos de mútua cooperação entre as potências imperialistas, surge a Política das Alianças, com a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Alemanha, Itália e Áustria – Hungria, e a Tríplice Entente, formada em 1907 pela Inglaterra, França e Rússia.
O estopim doconflito foi após o assassinato do herdeiro do império austro – húngaro em Serajevo, capital da Bósnia, detonando declarações de guerra entre os membros das alianças.
O término se deu com a aceitação de 14 pontos sugeridos pelo presidente dos Estados Unidos, conhecido como "A Paz de Wilson" ou "Paz sem vencedor".
Então é criado o Tratado de Versalhes (1919), no qual a Alemanha é considerada aúnica culpada, por isso paga alta indenização de guerra e é desmilitarizada.
As conseqüências trazidas pela guerra foram:
Hegemonia norte – americana.
Alimentou os revanchismos nacionalistas, dando origem a movimentos como nazi – fascismo, que eclodiam na Segunda Guerra Mundial.
A supremacia mundial dos EUA
A decadência da Europa veio beneficiar os Estados Unidos, que despontaram, nos anos dopós-guerra, como a mais poderosa potência mundial.
Um dos fatores que colaboraram para a ascensão econômica dos Estados Unidos foi a sua posição de neutralidade durante boa parte da Primeira Guerra Mundial. Puderam desenvolver a produção agrícola e industrial, fornecendo seus produtos às potências européias envolvidas no conflito. Além disso, os Estados Unidos aproveitaram para suprir também outrosmercados mundiais, na Ásia e na América Latina, enquanto as potências européias estavam compenetradas no esforço de guerra.
Terminada a guerra, a Europa arrasada tornou-se um grande mercado dependente de exportações americanas. Possuindo aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros mundiais, os Estados Unidos projetavam-se como a maior potência financeira dopós-guerra.
A fase de euforia econômica dos Estados Unidos durou até 1929. Nesse ano, o país foi abalado por grave crise econômica de repercussão mundial.
A Revolução Russa
A Revolução Russa aconteceu em 1917 pelos seguintes motivos:
* Crise econômica (industrialização tardia);
* Miséria popular;
* Czarismo;
* Aparecimento de uma oposição radical, o PSD, de orientação socialista;
*Opressão violenta aos opressores do Czar.
As fases são:
* Revolução dos Mencheviques, liderada por Kerensky. Não realiza grandes mudanças e as greves continuam.
* A Rússia não sai da guerra mesmo em derrotas.
* A oposição dá o golpe e toma o poder.
* Revolução dos Bolcheviques, onde é aplicada as Teses de Abril de Lênin: Paz, a Rússia sai da guerra; Pão, distribuição de...
tracking img