Orbitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Orbitais Atômicos
Denomina-se orbital uma região espacial, onde a probabilidade de encontrar um elétron é grande, podemos entender que existe um local que o elétron possa ocupar ao redor do núcleo,mas também a possibilidade de encontrar distante do núcleo.
Os tipos de orbitais são (s,p,d,f) e suas formas também são importantes: os orbitais 1s e 2s tem a forma parecido com esfera, já osorbitais 2p tem a forma de uma esfera quase tangente onde o sinal de onda 2p é positivo em uma esfera tangente e na outra é negativo, e seus eixos são mutuamente perpendicular.
Temos também o planonodal, que é um plano que divide o orbital ao meio, onde a probabilidade de encontrar um elétron é nula. Assim quanto maior o numero de nodos maior será a energia. Os elétrons de orbital 1s se tem aenergia mais baixa pois estão mais próximos do núcleo e comporta 2 elétrons, os de orbitais 2s tem a energia mais baixa, e os orbitais 2p denominados orbitais diferentes por causa do movimento de repulsãoele tem energia igual mesmo assim mais elevada chamados orbitais degenerados.
Orbitais Moleculares
Orbitais moleculares é uma combinação de orbitais atômicos para representar o orbital molecularenvolvendo toda molécula, que são dividida em orbitais ligante, antiligante e não ligante. Um orbital molecular indica dois núcleos.
• Orbitais ligantes: elétron que tem a maior possibilidade de ficarentre os núcleos, assim mantendo os núcleos interligados.
• Orbitais antiligantes: esse tem a possibilidade de enfraquecer a ligação, nesse caso o elétron tende a ficar mais tempo fora da regiainternuclear.
• Orbitais não ligantes: quase sempre associado a um dos núcleos.
Hibridização sp3
É um orbital simples Possi ponto de rotação maior, acontece quando um orbital s transfere elétron para umorbital p distribuindo melhor os elétrons entre os orbitais ligantes como o carbono com ligação covalente para ambos alcançar a estabilidade, a geometria dos quatros orbitais sp³ é tetraédrica,...
tracking img