Oratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMUNICAÇÃO

Há pessoas que tem grande facilidade para se comunicar bem. Possuem um tom de voz agradável, uma articulação precisa, são eloqüentes, aspectos considerados básicos para se falar bem, e dessa forma prendem a atenção do ouvinte desde o primeiro instante. Para a grande maioria não privilegiada neste sentido, há recursos disponíveis para valorizar os aspectosque constituem a base da oratória: a boa administração da voz, a clareza da articulação, falar sem cansaço vocal, controle da respiração, postura corporal correta, uso de gestos, forma de olhar, ou seja, todos os elementos fundamentais para o desenvolvimento da comunicação. Uma alteração significativa em um desses aspectos acaba desviando a atenção do ouvinte do conteúdo que se quer transmitir.INIBIÇÃO E MEDO Realizar uma auto-análise para desvendar os reais motivos que bloqueiam as ações perante o público é o primeiro passo a ser dado. Além disso, é importante: Preparar-se: Focar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a excelência de uma apresentação. A organização e o planejamento promovem maior autocontrole e autoconfiança. Crie um plano de ação: Estabelecer osobjetivos a serem atingidos e as etapas de trabalho, bem como, sistematizar as idéias e estratégias pessoais (automotivação constante, ensaios para aparar arestas, avaliação permanente dos resultados). Fortalecer a auto-estima: Se a comunicação é a essência do comportamento humano e projeção da personalidade; se o quanto e como o indivíduo gosta de si mesmo regem esse comportamento, a auto-estimadefinirá a estrutura do “EU COMUNICADOR”. O ideal é partir da premissa de que se merece respeito e crédito do público. Assim, quanto maior a autoaceitação, mais condições haverá de ser ativo perante as barreiras. A forma como o orador atua é produto da auto-estima. O que a pessoa pensa de si própria centraliza as chances de equilíbrio, ou não, perante as tensões. Resgatar imagens mentais positivas:Antes de uma apresentação, é importante sintonizar-se com fatos agradáveis e sentimentos de prazer. Atitudes mentais positivas atraem ouvidos receptivos.

1

Responsabilizar-se pelo sucesso: Nascemos com capacidade para a comunicação. A timidez pode funcionar como uma capa para evitar a responsabilidade de ser bem sucedido. O processo de liderança exige avanços que fazem parte da maturidadepsicológica e da construção de uma carreira. Por que não arriscar? Infeliz do profissional que não se permitir ousar e romper limites, pois será companheiro da mediocridade e da solidão. Permita-se errar: Só há um jeito de aprender a falar em público: falando e lapidando as técnicas verbais e não-verbais, amalgamando-as à naturalidade e simplicidade. Idéias na cabeça são idéias engarrafadas, e devemosdesarrolhá-las através de gestos, atos e palavras. Treinar, errar e acertar, esta é a tríade que fundamenta o jogo das habilidades. Através do ensaio e do erro, consegue-se maior qualidade e segurança nas apresentações. Evitar a autocobrança excessiva, substituindo o gosto da impotência pelo da ousadia das pequenas conquistas, promove a autoconfiança e a harmonia interna. Falar em público podesignificar a chance de um mergulho profundamente instigador. Fazer do medo um aliado é colocar-se em uma cápsula sem aberturas para o mundo. A comunicação em grupo é uma janela para a vida!

Expressão Corporal

“Se você quer falar comigo, defina suas palavras”. (Voltaire) Postura Corporal Uma postura corporal correta, bem como uma musculatura relaxada, permitem uma maior flexibilidade eexpressividade do corpo, possibilitando o desenvolvimento de uma linguagem corporal harmoniosa. A utilização de um gesto, a forma de olhar, a sutileza de um sorriso, um leve movimento do corpo constituem um conjunto de elementos pelo qual a linguagem corporal se processa, constituindo a comunicação não-verbal, que completa o que não foi transmitido pela palavra.

2

O seu corpo fala muito de você,...
tracking img