Oralidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa: Muitas pesquisas têm sido realizadas sobre a língua falada, quer nas ciências humanas, quer nas sociais. Sociólogos, antropólogos, educadores, psicólogos e lingüistas têm se debruçadosobre o assunto e a concordância entre eles é pequena. A fala tem sido vista de estrutura simples ou desestruturada, informal, concreta e dependente do contexto.
Historicamente sempre foiconsiderada instável e não podendo constituir objeto de estudo, essa postura só começou a mudar no século passado, com Grimm na Alemanha e com Sweet e Jones na Inglaterra.
A fala tem “sua própria maneira dese organizar, desenvolver e transmitir informação, o que permite que se a tome como fenômeno específico” (Marcuschi, 1993:4).
Parece consenso que a língua falada deve ocupar um lugar de destaqueno ensino de língua. A motivação se dá, porque quando o aluno chega à escola ele já sabe falar e domina, em sua essência, a gramática da língua e a fala influência na escrita nos primeiros anosescolares, principalmente no que se refere à representação gráfica dos sons.
A fala é o status primário do ser humano, culturalmente os homens aprendem a falar antes de escrever e, individualmente, ascrianças aprendem a falar antes de ler e escrever. Todas as crianças aprendem a falar (excluindo-se as patologias); muitas crianças não aprendem a ler e escrever. Todas as culturas fazem uso dacomunicação oral; muitas línguas são ágrafas (impossível de se escrever). Assim, de uma perspectiva histórica e da teoria do desenvolvimento, a fala é claramente primária.
A língua falada, no dizer deMarcuschi (1993:63) “representa uma dupla proposta de trabalho: por um lado trata-se de uma missão para a ciência lingüística que deveria dedicar-se à descrição da fala e, por outro lado, é um convite a quea escola amplie seu leque de atenção”.
Quanto à escola, não se trata obviamente de “ensinar a fala”, mas de mostrar aos alunos a grande variedade de usos da fala, dando-lhes a consciência de...
tracking img