Oralidade e letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DOCENTE: MARCOS SALVIANO BISPO QUEIROZ

DISCIPLINA: TEMAS ESPECIAS I

DISCENTE: MARIANNA ARAUJO SILVA





MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. 1ª. ed. São

Paulo: Editora Cortez, 2001



ORALIDADE E LETRAMENTO



1. Oralidade e letramentocomo práticas sociais

Hoje, é impossível investigar oralidade e letramento em uma referência direta ao papel dessas duas práticas na civilização contemporânea. De igual modo, já não se podem observar satisfatoriamente as semelhanças e diferenças entre fala e escrita (o contraponto formal das duas práticas acima nomeadas) sem considerar a distribuição de seus usos na vida cotidiana. (pág.15)Considerava-se a relação oralidade e letramento como dicotômica, atribuindo-se à escrita valores cognitivos intrínsecos no uso da língua, não vendo nelas duas práticas sociais. Hoje, como se verá adiante, predomina a posição de que se pode conceber oralidade e letramento como atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais. (pág.16)

(...) seráfundamental considerar que as línguas se fundam nos usos e não ao contrário. (pág.16)

O letramento (literacy), enquanto prática social formalmente ligada ao uso da escrita, tem uma história rica e multifacetada (...) a escrita, enquanto manifestação formal dos diversos tipos de letramento, é mais do que uma tecnologia. Nesse sentido pode ser vista como essencial à própria sobrevivência no mundomoderno. (pág.16)

Oralidade escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia. (pág.17)

Contudo mais urgente (e relevante) do que identificar primazias ou supremacias entre oralidade e letramentos (...) é a tarefa de esclarecer a natureza das práticas sociais que envolvem ouso da língua (escrita e falada) de um modo geral. Essas práticas determinam o lugar, o papel e o grau de relevância da oralidade e das práticas do letramento numa sociedade e justificam que a questão da relação entre ambos seja posta no eixo de um contínuo sócio-histórico de práticas. (pág.18)

A fala (enquanto manifestação da prática oral) é adquirida naturalmente em contextos informais dodia-a-dia e nas relações sociais e dialógicas que se instauram desde o momento em que a mãe dá seu primeiro sorriso ao bebê. Mais do que a decorrência de uma disposição biogenética , o aprendizado e o uso de uma língua natural é uma forma de inserção cultural e de socialização. Por outro lado, a escrita (enquanto manifestação formal do letramento), em sua faceta institucional, é adquirida emcontexto formais: na escola. Daí também seu caráter mais prestigioso como bem cultural desejável. Daí também o fato de uma certa identificação entre alfabetização e escolarização, o que não passa de um equívoco. (pág.18)




2. Presença da oralidade e da escrita na sociedade

Até mesmo os analfabetos em, em sociedades com escrita, estão sob influência do que contemporaneamente s econvencionou chamar de práticas de letramento, isto é , um tipo de processo histórico e social que não se confunde coma realidade representada pela alfabetização regular e institucional lembrada a pouco.(pág.19)

O letramento não é o equivalente à aquisição da escrita. Existem “letramentos sócias” que surgem e se desenvolvem à margem da escola, não precisando por isso serem depreciados. (pág.19)Há, portanto, uma distinção bastante nítida entre apropriação/distribuição da escrita & leitura (padrões de alfabetização) do ponto de vista formal e institucional e os usos/papéis da escrita & leitura (processos de letramento) enquanto práticas sociais mais amplas. Sabemos muito sobre os métodos de alfabetização, mas sabemos pouco sobre os processos de letramento, ou seja, sabemos pouco...
tracking img