Oraganização do trabalho docente na

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁDRIA KIMIE ZENSQUE FALCHIONE

ORAGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL

.

Palmas
2009
O planejamento de ensino é a base de todo o currículo escolar. Planos de ensino,diretrizes, parâmetros, planos anuais, planos de aula, planos de atividade, todos, cada um em sua instância, são tarefas do planejamento de ensino.
É a partir do planejamento que o professor, o dirigente, ocoordenador, o educador podem perscrutar sua atuação e possibilitar ao aluno um resultado eficaz e eficiente; tendo, como resultado a reconstrução do bom status de sua profissão.
Também na EducaçãoInfantil o planejamento deve ser entendido como o primeiro passo do processo ensino-aprendizagem.
Planejar é uma questão de autoria: é a possibilidade do professor escrever e ser autor de seuconhecimento, de seu pensamento, de sua história, da história de seus alunos e de seu “destino” de aprendiz e ensinante.
Na via de acesso pelas atividades de aprendizagem – que é uma das característicasfundamentais dos currículos abertos – a idéia básica é que existem atividades com valor educativo intrínseco, independentemente do seu conteúdo concreto e dos possíveis aprendizados verificáveis quepossam originar. Desse modo, o planejamento de ensino deve consistir em identificar as atividades com maior valor educativo intrínseco e de favorecer que os alunos participem dela.
Na EducaçãoInfantil – uma modalidade eminentemente ativa – a via de entrada deve estar pautada tanto na via das atividades quanto na via dos conteúdos significativos. Durante as últimas décadas, ocorreu uma certaaproximação mútua das duas vias, devido à influência exercida pela psicologia cognitiva, que integra, efetivamente, elementos da análise de tarefas e elementos da análise de conteúdo. A solução para oimpasse residiu na ampliação do próprio conceito de conteúdo: permitindo a entrada de elementos não estritamente conceituais da educação escolar e, tornando extensivo à seqüenciação destes últimos o...
tracking img