Oracle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL

GESTÃO DA INFORMAÇÃO
SGDB ORACLE






























Parintins
2012

GESTÃO DA INFORMAÇÃO
SGDB ORACLE




Pesquisa apresentado a Universidade Federal doAmazonas ICSEZ como exigência para obtenção da nota parcial na disciplina de Gestão da Informação do Curso de Administração em Gestão Organizacional, ministrada pela professora Edna Aniceto.



























Parintins
2012
Introdução
Oracle é um SGBD (sistema de gestão de banco de dados) editado pela sociedade do mesmo nome (OracleCorporation), líder mundial dos bancos de dados. A versão 9i do Oracle foi à pioneira no suporte ao modelo WEB. Já as versões mais recentes, como a 10g e 11g, baseiam-se na tecnologia de grids. A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações. A PL/SQL é uma ferramenta importante que é projetada para a manipulação de dados. Tanto internamente comoexternamente.
História da Oracle
A Oracle foi fundada em agosto de 1977, inicialmente foi chamada de Software Development Labs (SDL), uma empresa de consultoria que contava com Bob Miner (presidente), Ed Oates e Bruce Scott (engenheiros de software) no seu primeiro projeto.
Larry Ellison, um dos grandes nomes da Oracle, trabalhava na empresa para a qual a SDL prestava a consultoria. Ed Oates e BruceScott fizeram 90% do trabalho de dois anos (desse projeto de consultoria), no primeiro ano, de modo que tiveram o ano seguinte para trabalhar no Oracle. Ed Oates terminou os outros 10% no ano seguinte, enquanto Bob e Scott começaram a escrever o banco de dados Oracle.
Quando concluíram o trabalho decidiram então, que queriam ser uma empresa de produto, em vez de uma empresa de consultoria, masLarry não estava interessado nisso. Ele estava acompanhando o que a IBM estava fazendo e descobriu um trabalho sobre o System/R baseado no trabalho de 1970 de Codd sobre bancos de dados relacionais. Ele descrevia a linguagem SQL, que na época era chamada SEQUEL/2.
Larry levou o trabalho a Bob e Scott e perguntou se eles poderiam montar isso. Acharam que seria muito fácil e assim começaram.
Scottdeixou a Oracle em 1982, depois de aproximadamente cinco anos e meio trabalhando lá. Quando saiu, eles tinham terminado a versão 3 do banco de dados.
Cerca de metade do código era dele e metade de Bob. Parte do código do analisador no banco de dados atual ainda pode ser de Scott.
Bruce Scott falou de um dia que marcou a sua vida: a conferência dos primeiros usuários do Oracle. Essa foi umaconferência de clientes que organizaram. Aconteceu em 1982, e reuniu entre de 25 e 50 pessoas. Foi assim que isso começou a pegar.

Vantagens do Oracle
Excelente desempenho para dados em grandes quantidades. Robustez, segurança dos dados, confiabilidade, organização racionalizada e excelente escalabilidade do sistema. Permite o carregamento de diversos tipos de dados binários, por exemplo, arquivosde mídia como imagens, filmes, sons e etc. Trata-se de um sistema naturalmente multiusuario, permitindo a edição, atualização e consulta simultânea de dados/mapas/metadados por diversos usuários inclusive via internet/intranet. Permite a criação de programas que fazem carregamento automático de informações, verificação de consistência, limpeza etc. Entre outros, através de funções internas dobanco. È compatível com o método mais sofisticado de armazenamento e gerenciamento de dados espaciais do mercado, chamado pelo consorcio OpenGIS de Geodatabase System. Possui linguagem SQL própria para criação de rotinas programas internos – chamados PL/SQL -, porem usa também o SQL padrão para acesso geral aos dados.

Desvantagens
Exige especialização técnica, seja administração do banco, em...
tracking img