Ora boalas

805 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FERDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS

Mateus Pereira Rodrigues
Larissa Santana
Lucas de Souza Bacelar

OXIREDUÇÃO

Relatório da aula prática P08 do dia 30 de agosto de 2013, da Disciplina Química Experimental (CET066), ministrada pela professora, Fabiany Cruz como requisito parcial para obtenção de nota.

CRUZ DAS ALMAS/BA

Setembro de 2013
1. Objetivo da Prática
Observar o teor de oxigênio do ar e sua influência em reações de oxidação. Identificar na reação, por qual motivo ocorre a subida do liquido de dentro do béquer para a seringa e também a mudança na coloração na esponja de aço colocada em seu interior. Fixar conceitos a cerca de agentes redutores e oxidantes.
Introdução teórica
Uma substância é oxidada quando, o número de oxidação de um dos seus átomos aumenta são perdidos elétrons. De forma análoga,quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui, pois elétrons são ganhos. Na oxirredução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida. Alguns metais reagem com oxigênio formando um óxido do metal, que é denominada reação de oxirredução. Nas quais ocorre transferência de elétrons, no caso do metal, o mesmo perde elétrons para o oxigênio, formando um composto iônico de íon metálico e íon óxido. Um exemplo clássico é a ferrugem, quando há oxigênio na superfície de objetos à base de ferro. Esse processo provoca a corrosão desses metais que observamos neste experimento.
2. Materiais e métodos
2.1. Reagentes Utilizados:

3.2 Equipamentos e/ou Vidrarias
Equipamento/Vidraria
Capacidade
Quantidade
Suporte Universal e garra

Relacionados

  • romeno
    6072 palavras | 25 páginas