Orçamento

Páginas: 19 (4737 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2011
Orçamento Empresarial

O orçamento empresarial pode ser definido como um instrumento financeiro que contém um planejamento de expectativas futuras, baseadas em históricos anteriores de um determinado exercício de uma empresa. A forma mais comum de apresentação do orçamento é anualmente, porém com distribuição de igual valor para cada um dos 12 (doze) meses do ano.
O orçamento envolve todo oplanejamento estratégico financeiro, porém devemos ressaltar que este planejamento é feito em separado da contabilidade da empresa, de acordo com Tung (1994) orçamento pode ser definido genericamente como sendo a apresentação dos resultados antecipados de um plano, projeto ou estratégia.
“Orçamento é um meio de coordenar os esforços individuais num plano de ação que se baseia em dados dedesempenhos anteriores e guiados por julgamento racionais dos fatores que influenciarão o rumo dos negócios no futuro.” (MATZ, CURRY & FRANK , 1967)
Devemos compreender que o orçamento empresarial é a parte mais importante do processo de planejamento de uma empresa, seja para um projeto menor e específico, como no planejamento anual dos resultados de uma empresa. Considerando-se as inúmeras variações quepodem influenciar nos resultados de um orçamento, na administração de empresas pode-se optar pela implantação de orçamentos gradativos, estabelecendo inicialmente apenas uma atividade em que se tenham elementos mais rigorosos de controle. O orçamento como um todo deve ser um plano de fácil entendimento que leve em consideração, todos os aspectos do funcionamento de uma empresa. Para que o planoorçamentário tenha sucesso, é importante resaltar que o orçamento não é um instrumento dotado de um fisionomia passiva, pois deve prever mudanças ao longo do caminho.
O orçamento provém de um plano elaborado pela administração da empresa, que espera alcançar determinados resultados e para que isso ocorra, faz previsões sobre o que vai ocorrer quanto o plano for adotado. Se a administração estiverbaseando o processo nos aspectos financeiros do controle, a meta será prejudicada. “Quando a ação de controle é demasiada surge uma situação muito comum e prejudicial, denominada por alguns administradores de ditadura dos meios.”(WARREN, 1966) .
Baseando-se nessas informações podemos dizer que orçamento não está limitado a fazer estimativas e comparações, mais também é uma importante ferramenta deanálise de possibilidades futuras, possibilitando assim, definir objetivos possíveis de serem alcançados. De acordo com Tung(1994) o orçamento teria as as seguintes características:
a) Engloba todas as atividades das empresas;
b) Estabelece, de forma detalhada, relações entre as receitas, os custos, as despesas, os realizáveis, os exigíveis, etc.
c) Predetermina operações a serem realizadasna consecução de um determinado objetivo empresarial;
d) Não só compara resultados-padrão e resultados alcançados como procura projetar-se na direção do atingimento de resultados futuros.
Dos elementos envolvidos na realização do orçamento, pode-se destacar fatores materiais e fatores humanos. Em termos materiais, considera-se a existência de fatores externos: fatores macroeconômicos,mercadológicos e condições internas, produção, potencial de vendas, tipo de organização, posição financeira, entre outros. Essas condições devem ser levadas em conta na determinação da política interna global da empresa (Tung, 1994). Em termos humanos, o orçamento está diretamente ligado às atribuíções delegadas à direção da empresa e em sua autoridade e responsábilidade para a realização dos planos de açãogerados. O sucesso do plano está submetido a um controle permanente, desde a sua implementação até o final do período de sua consecução, não discartando a possibilidade de ocorrer mudanças periódicas no curso das ações toda vez que houver desvio demasiado do objetivo a ser alcançado.
O orçamento gera um plano de operações para alcançar determinada meta, mediante a alocação coordenada dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamentos
  • Orçamentos
  • orçamento
  • orçamento
  • Orçamento
  • Orçamento
  • Orçamentos
  • orçamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!