Orçamento e custeio

Páginas: 9 (2009 palavras) Publicado: 15 de março de 2011
As principais variáveis que afectam a gestão são aquelas que provocam o surgimento de cada uma das principais abordagens da teoria de gestão: tarefas internas, estrutura organizacional, pessoas, tecnologia, ambiente.

Definições de Gestão:   Processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as acções de outros no sentido de alcançar objectivos comuns; Processo de trabalhar com e através de outraspessoas para alcançar eficientemente objectivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados num ambiente de mudança. Coordenação de todos os recursos através dos processos de planear, organizar, dirigir e controlar, no sentido de alcançar objectivos estabelecidos.



Noção de Organização e Empresa:  Uma organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntase deliberadamente estruturada numa divisão de trabalho para atingir um objectivo comum – obter lucro, atender necessidades espirituais, proporcionar entretenimento, desenvolver arte e cultura, praticar desporto. Uma empresa é um tipo específico de organização – trata-se da organização que tem por objectivo fundamental a maximização do lucro.



O funcionamento da Empresa e o Papel do Gestor:1. 2. 3. 4. Processo de Gestão Níveis de Gestão Actividade da Empresa O Papel do Gestor

1. PROCESSO DE GESTÃO 4 Funções Específicos:

Controle

Planeamento

Direcção

Organização

Planeamento: define o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá deverá fazê-lo. O planeamento é a primeira função de gestão, definindo objectivos para o futuro desempenho organizacional edecidindo sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los. Organização: visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar o planeamento e reflecte como a organização ou empresa tenta cumprir os planos. A organização é a função de gestão relacionada com a atribuição de tarefas e afectação de recursos necessários. Direcção: é a função da gestão que envolve o uso de influênciapara activar e motivar as pessoas e alcançar os objectivos organizacionais. Controle: representa o acompanhamento, monitorização e avaliação do desempenho organizacional para verificar se as coisas estão a acontecer de acordo com o que já foi planeado, organizado e dirigido. Controle é a função de gestão relacionada com a monitorização das actividades a fim de manter a organização no caminhoadequado para o alcance dos objectivos e permitir as correcções necessárias para atenuar os desvios.

2. NÍVEIS DE GESTÃO Nível Institucional – Gestores de Topo Nível Intermédio – Directores Nível Operacional – Supervisores e Chefes de Departamento Execução – Funcionários OPERAÇÃO GESTÃO

Níveis de Gestão e Actuação: Nível
Institucional Intermédio Operacional

Actuação
Estratégia TácticaOperacional

Abrangência
Global (envolve toda a organização) Parcial (envolve uma unidade da organização) Específica (envolve unicamente uma determinada operação)

Amplitudede Tempo
Longo Prazo Médio Prazo Curto Prazo

Intitucional

Planeamento Planeamento Estratégico. Determinação de objectivos organizacionais. Planeamento e afectação de recursos por departamento.

Organização Desenho daestrutura organizacional. Desempeno departamental. Estrutura dos órgãos e equipas. Regras e procedimentos. Desempenho de cargos e tarefas. Métodos e processos de operação.

Direcção Direcção Geral. Políticas e directrizes de pessoal. Gestão de recursos. Liderança e Motivação.

Controle Controle Global. Avaliação do desempenho operacional. Controles Tácticos e avaliação do desempenhodepartamental. Controles operacionais e avaliação do desempenho individual.

Intermédio

Operacional

Planos operacionais de acção quotidiana.

Supervisão de 1ª linha.

ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA 1. Fluxos reais e Fluxos financeiros

No desenvolvimento da sua actividade, a empresa estabelece relações com o exterior que se traduzem em:   Fluxos reais - transacções de bens , serviços e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • custeio
  • custeio
  • Custeio
  • Custeio
  • Custeio
  • Custeio
  • Custeio
  • Custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!