Orçamento matricia

Páginas: 10 (2489 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
ORÇAMENTO MATRICIAL

Histórico

O estudo sistemático da administração financeira iniciou-se por volta de 1900, com os movimentos de consolidação das empresas, decorrentes do final da construção de grandes ferrovias nos Estados Unidos, ocorridos por volta de 1880.

Na década de 1920, houve uma explosão de novas empresas, destacando-se o desenvolvimento das indústrias de rádio, química, deautomóveis e siderurgia.

Nesse período, houve um grande número de falências de organizações, e os financiamentos ocorridos para a aquisição das novas empresas acabaram por gerar problemas de estrutura de capital em muitas delas.

Entre os anos de 1923 e 1929, as margens de lucros aumentaram consideravelmente. Iniciou-se a prática de utilização de orçamentos em algumas empresas. A liquidez e umasólida estrutura de capital eram pontos importantes que as empresas deveriam valorizar, segundo os estudiosos da época.

O início da década de 1950 foi um período de rápida expansão econômica, com o crescimento das empresas que se dedicavam a ramos tecnologicamente inovadores. As empresas passaram a dar grande relevância à liquidez e aos instrumentos que permitissem prever necessidades de caixaa médio e longo prazos, fluxos e orçamentos de caixa. A previsibilidade das conseqüências econômicas das decisões relativas a investimentos ganhou destaque nessa década, com o surgimento dos conceitos associados ao orçamento de capital, hoje amplamente difundido nas empresas.

Em meados de 1970, o modelo de produção em massa entrou em crise de forma que o ambiente externo passou a chamar aatenção dos administradores de empresas.

A alta competitividade e a globalização determinaram a busca do aprimoramento da eficiência e da eficácia pelas empresas, por meio do desenvolvimento de novas técnicas e mecanismos de controle e avaliação de desempenho. A fim de suportar as crescentes demandas por novos controles, novas tecnologias têm sido desenvolvidas e aplicadas.

No Brasil, o estudo doorçamento passou a ser enfatizado a partir de 1940; entretanto, em 1970 as empresas passaram a adotá-lo com mais freqüência em suas atividades. Ao longo dos anos, o orçamento foi-se adaptando às tendências das modernas teorias de gestão.

O orçamento matricial corresponde a um dos métodos de gestão com o potencial de promover a alocação dos recursos de acordo com o uso mais adequado, pois estáalinhado com as prioridades da organização como um todo e não somente de cada departamento.

Objetivos do Orçamento Matricial

- Tem como foco o controle de despesas e desperdícios objetivando o aumento de resultado da empresa.

- Ajudar os gestores empresariais na procura de oportunidades de melhoria.

- Avaliar as reais necessidades ou os excessos na empresa.

-Estabelecer metas e controlar suas diferentes atividades

Conceito

É um método de planejamento e controle orçamentário aplicável a qualquer organização. Tem como foco o controle de despesas e desperdícios objetivando o aumento de resultado da empresa.

É um meio prático de os gestores empresariais não caírem na zona de conforto e procurarem oportunidades de melhoria.

Avalia as reaisnecessidades ou os excessos na empresa.

Metodologia do orçamento matricial

O orçamento matricial desenvolvido pela INDG consiste em uma metodologia utilizada para elaboração, acompanhamento e controle do orçamento, baseada no PDCA, onde P significa planning (planejamento do orçamento), D significa doing (execução do orçamento, ou seja, a realização dos gastos); C provém de controlling (significa oconfronto do que foi gasto com o orçamento disponível) e A significa action (ações que devem ser realizadas tempestivamente, todas as vezes que é identificada uma possibilidade de não-cumprimento orçamentário).

As premissas básicas dessa metodologia são:

1. Resultado do orçamento matricial igual ao resultado contábil, ou seja, os relatórios gerenciais demonstram exatamente os mesmos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento
  • Orçamentos
  • Orçamentos
  • orçamento
  • orçamento
  • Orçamento
  • Orçamento
  • Orçamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!