Orçamento familiar

Páginas: 17 (4078 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE AÇAILÂNDIA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

FRANÇAILDO SILVA MONTEIRO
RENATO DE SOUZA VELOSO

MATEMÁTICA: CRIANDO UM NOVO CONCEITO
 

 

AÇAILÂNDIA
2011
FRANÇAILDO SILVA MONTEIRO
RENATO DE SOUZA VELOSO

MATEMÁTICA: CRIANDO UM NOVO CONCEITO.

Trabalho apresentado à disciplina de Pratica II, dimensãopolítico-social do 7º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão no Centro de Estudos Superiores de Açailândia – CESA como pré-requisito para obtenção parcial de nota.
Orientadora: Stefania Soares.

AÇAILÂNDIA
2011

“Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia”

(Paulo Freire)

Dedicamos este trabalho a todos aqueles quede forma impulsora nos auxiliaram na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Em especial a nossa Professora e Orientadora Stefania Soares, pela paciência e dedicação com que nos orientou na elaboração concreta das ideais, a cada momento nos incentivou e instruiu, guiando os nossos saberes e demonstrando a real importância dessa pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradecemos aDeus que nos deu a vida e está sempre presente em nossos caminhos e pela oportunidade de concluir este trabalho.
Aos nossos queridos pais, grandes educadores, que desde cedo mostraram o valor da vida e o compromisso de vivê-la de forma intensa, com o vigor e a sabedoria de um peregrino que sempre está em busca de novos caminhos.
Aos nossos familiares que ao decorrer da realização desta pesquisanos incentivaram, colaboraram e pacientemente souberam compreender o nosso envolvimento na elaboração deste trabalho.
A professora Stefania Soares pela orientação desse trabalho.

RESUMO

Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem destadisciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Portanto, a mediação do professor éfundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos dacapacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento critico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.

Palavra Chaves: Dificuldades; AprendizagemMatemática.

ABSTRACT

This paperwork describes how the Mathematics teaching process evolved and made itself more and more necessary for a better comprehension of the problems in learning it. The history of the Mathematics has shown us that some of the things that look to us as pure abstraction, maybe fantasy, later revealed itself as a valuable teaching tool. In fact learn mathematics is not aneasy task, but it is made necessary to create ways of innovating its teaching, showing in a daily basis how important this knowledge is. Therefore, the action of the teacher is fundamental to prevent a mechanical learning of mathematics, but a true reflection about what is being learned. For acting I mean not providing the answer to the problems, it is to guide and motivate the student building...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento Familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • orçamento familiar
  • Orçamento Familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!