Orçamento familiar

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
ORÇAMENTO FAMILIAR § IMPOSTOS

E chegamos ao fim do túnel!
Soubemos agora que mais dias difíceis vêm a caminho por culpa de erros cometidos pelo governo vamos sofrer grandes cortes no orçamento de todas as famílias. Cortes estes que vai prejudicar e muito a nossa qualidade de vida, muito dos hábitos até agora consagrados vão ter de ser alterados drasticamente, no caso da minha casa, já hábastante tempo que vimos falando com as miúdas sobre o tema, claro que elas estão algo surpreendidas não conseguem ver o alcance e dimensão do problema, ainda não caímos na realidade, as pessoas são diferenciadas pela classe social a que pertencem. Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o económico.
Até hoje existiam trêsclasses sociais que são:
* Classe baixa;
* Classe média;
* Classe Alta.

Classe Baixa
Temos por isso que classificar os diversos trabalhadores, hora se temos um operário da construção civil, um operário fabril, comércio e alguns serviços, que normalmente usufruem um salário mais baixo, seja o ordenado mínimo nacional, poderão ser considerados classe baixa. Não por isso estes lutadores temuma vida com menos dignidade, no entanto, com menos recursos, leva-os a terem de administrar os € com mais aperto. Podemos por isso perguntar-nos como se sobrevive um casal, dois filhos com pouco mais de 900 € mês?.
Auferindo o ordenado mínimo nacional, após os descontos para segurança social não restam dúvidas que são mesmo escassos.
A questão é que os preços são de igual para igual, o pão,leite, carne, peixe, todos os bens essenciais, não param de subir e temos de dar de comer a família e é lamentável quando uma mãe vê que já não existe mais dinheiro na carteira, que é o que mais vemos nos mais desfavorecidos, logo são considerados a classe baixa.

Classe Média
Eu não sei verdadeiramente qual a minha classe social já que como muitos dos meus colegas de trabalho após ter fechadoa fabrica fica-mos numa posição bastante frágil e onde tínhamos uma vida mais ou menos desafogada, com algumas possibilidades de futuro para nós e para as nossas filhotas, até agora pensei ser esta a minha classe social, como estou enganada, no entanto a classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrãode vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele devido aos factores de segmentação social emcamadas, resultantes do desenvolvimento económico; é um fenómeno típico da industrialização.
O termo classe média tem uma história longa e já teve muitos, às vezes até mesmo contraditórios, significados. Uma vez já foi definido como uma excepção como uma classe intermediária entre a nobreza e os camponeses no continente Europa. Enquanto a nobreza era detentora das terras, os camponeses trabalhavamnestas terras, e uma nova burguesia surgia, os chamados "nova burguesia" (literalmente os "andarilhos-da-cidade") exercendo funções mercantis no meio urbano. Isso teve como resultado que a classe média era geralmente a mais rica no estrato da sociedade (onde hoje o termo classe média se deriva para definir aqueles que tem apenas quantia moderada de riquezas).

Classe Alta
Muito se fala acercada classe alta, mas quem lhe pertence?
Ora bem se consideramos que tens varias casas, carros, apartamentos na praia, empregada doméstica, jardineiro, e tens sobre tudo rendimentos para suportar todas estas despesas ao final do mês, então sim podes considerar-te merecedora de pertencer a classe alta. Também se podem considerar os que auferem um vencimento muito acima da média e estamos a falar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento Familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • orçamento familiar
  • Orçamento Familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!