Orçamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORÇAMENTO

ALUNOS

TEXTO DE REFERÊNCIA /EXERCÍCIOS

UNIDADE I - AV1

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1. INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E CONTROLE

O Planejamento empresarial é um processo contínuo, que visa especificar um estado futuro desejado para a empresa e estabelecer as etapasintermediárias e cursos de ação necessários para o cumprimento das Diretrizes Básicas e das Metas definidas pelo Conselho de Administração/Presidência.

1.1-Hierarquia de Responsabilidades do Planejamento Empresarial

Área de Orçamento consolida, considerando as diretrizes estabelecidas, as propostas das Diretorias e submete ao Diretor de Controle para análise, que apresenta para o Conselho deAdministração/ Presidência.

O Acompanhamento e Controle das Metas Empresariais são de responsabilidade da área de Orçamento, sob a coordenação do Diretor de Controle.

1.2 Etapas do Planejamento Estratégico

▪ Missão

A missão reflete a essência da política e das diretrizes definidas pelo Conselho de Administração de acordo com o ambiente de negócios da empresa. Enuncia o que se espera daempresa dentro do ramo de negócio escolhido quanto à sua natureza, função e propósito básico a longo prazo.

▪ Diretrizes Básicas

As diretrizes básicas estabelecem as recomendações básicas para todas as grandes atividades da organização coerentemente com sua missão. Contemplam as áreas de resultado da empresa:

- Econômica/Financeira;

- Produção e Meio Ambiente;

- Tecnologia;- Desenvolvimento;

- Recursos Humanos;

- Administração/Organização;

- Marketing;

- Compras.

▪ Análise Externa

A análise externa enfoca o conjunto de informações do ambiente competitivo de atuação da empresa, identificando os fatores chaves de desempenho que mais diretamente influenciam o resultado de cada decisão estratégica.

Além disto, a análise externa abrange oestudo das variáveis que exercem influência sobre a organização e seu setor de atuação (mercado, clientes, fornecedores, outros). Seus principais pontos são:

- Conjuntura econômica;

- Evolução da tecnologia de produtos, processos e equipamentos;

- Panorama nacional e mundial;

- Estudo de mercado;

- Mercado financeiro.

▪ Análise Interna

A análise interna enfocaos fatores internos da empresa e aqueles de sua relação produto/mercado que são importantes frente aos competidores. Esta análise permite a identificação dos principais indicadores de desempenho que necessitam melhorar.

▪ Diagnóstico Estratégico

O diagnóstico estratégico é elaborado a partir das conclusões das análises externa e interna, e deve ser coerente com a missão e com as diretrizesbásicas. Este diagnóstico representa uma visão estratégica das suas conclusões por área de resultado segundo a diretriz básica.

▪ Objetivos Fundamentais e Metas

Nesta etapa são definidos os estados futuros desejados e os resultados pretendidos, identificados a partir do diagnóstico estratégico e coerente com a missão e as diretrizes básicas da empresa.

1.3 Planejamento Funcional

Afinalidade do planejamento funcional é definir as ações setoriais necessárias à realização do planejamento estratégico nas áreas de:

- Tecnologia;

- Marketing;

- Produção;

- Recursos Humanos;

- Informática;

- Desenvolvimento de Instalações;

- Administrativo;

- Compras;

- Financeiro.

1.4 Orçamento

O orçamento é a tradução, em termos monetários, do planejamentodas atividades da empresa, sendo retratado, de forma integrada, sob os aspectos econômicos e financeiros.

As premissas para a elaboração do orçamento são:

- A meta de lucro;

- Conjuntura macro – econômica;

- As políticas empresariais e setoriais;

- As metas funcionais.

1.5 Acompanhamento e Controle

O acompanhamento e controle o têm como principal objetivo...
tracking img