Orçamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FADERGS – FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE dO SUL |
|
ORÇAMENTO EMPRESARIAL |
ESTUDO TEÓRICO E SUAS APLICAÇÕES |
|
Salese Fernandes Maciel |
26/09/2012 |

|

FADERGS – FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE dO SUL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ESTUDO TEÓRICO E SUAS APLICAÇÕES

Aluna: Salese Fernandes Maciel
Curso de Administração – 6º semestre
Disciplina:Orçamento Empresarial e Avaliação de Investimentos
Profª: Mª Andréa dos Santos

Setembro de 2012

Sumário
Resumo4
1.0 Introdução4
2.0 Orçamento Empresarial5
2.1 Conceitos de orçamento 6
2.2 Vantagens do orçamento 6
2.3 Desvantagens do orçamento 7
3.0 Tipos de Orçamento7
3.1. Orçamento Estático (budget) 8 3.2. Orçamento Flexível8
3.3. Rolling Budget e Forecast 9 3.4.Beyond Budgeting 10 3.5. Orçamento Ajustado Forecast 11
3.6. Orçamento Base Zero 11
3.7. Controle Matricial12
4.0 Aplicabilidade13
4.1 Exemplo aplicabilidade Orçamento Base Zero 13
4.2. Exemplo aplicabilidade Orçamento Ajustado Forecast13
5.0 Considerações Finais14
6.0 Referências Bibliográficas16
Anexos - tabelas e projeção orçamentária da empresa CiaL&L17

RESUMO

Omercado e o mundo empresarial estão cada vez mais competitivos, então fica evidente a necessidade das empresas de mensurar a real situação do negócio, bem como conhecer uma provável situação futura, o orçamento torna-se uma ferramenta imprescindível para a garantia do sucesso de uma organização seja qual for o seu segmento.
O presente trabalho tem como objetivo geral estudar o processoorçamentário e suas aplicações, para isso foi feito um estudo de vários autores, suas forma de abordagens e aplicações, bem como seus conceitos sobre a ferramenta orçamento.
No decorrer do trabalho, fica possível perceber-se as diferenças e semelhanças de cada tipo de orçamento, suas aplicabilidades, estruturação, vantagens e desvantagens. Desta forma, também se pode escolher qual o tipo de orçamento queseria o mais adequado à necessidade de uma empresa.


1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas trabalham em um contexto altamente competitivo, precisando garantir a sua sobrevivência, continuidade e crescimento. Para isso, é necessário identificar o cenário em que está inserida e escolher as ações necessárias que permitam o alcance dos objetivos da empresa. É fundamental que o processooperacional seja adequadamente conhecido, planejado e avaliado, para que os gestores possam fazer suas melhores escolhas e sejam avaliados em seu desempenho. Para controle e mensuração da situação futura da empresa, o orçamento torna-se uma peça indispensável. Segundo Padoveze (2004), o orçamento é a ferramenta de controle por excelência, de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos ossetores da companhia. A partir deste conceito, constata-se a importância de se utilizar o orçamento em uma organização. O mesmo autor explica ainda que o ponto principal do processo orçamentário é o estabelecimento e a coordenação de objetivos para todas as áreas da empresa, onde todos trabalhem ao mesmo tempo na busca do plano de lucros. Muitas são as formas possíveis de gestão da empresa, cadagestor tem suas experiências, seus objetivos próprios e sua forma de trabalhar. Então a existência de uma cultura de contribuir para uma melhor tomada de decisão, controle e avaliação na gestão dos recursos físicos, financeiros e humanos é fundamental.
Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos deplanejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos. Para isso existem vários tipos de orçamento que podem ser identificados pelos gestores conforme a necessidade da organização. Pode observar também algumas semelhanças entre os tipos de orçamento, assim como vantagens e desvantagens. Os autores pesquisados defendem suas teorias...
tracking img