Orçamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
ADMINISTRAÇÃO

DOUGLAS ROSA TEMPONI MACHADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL

GOVERNADOR VALADARES
NOVEMBRO 2010
DOUGLAS ROSA TEMPONI MACHADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado a diciplina Relatório de Estágio do 7° periodo de Administração daFaculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares, como requisito um estudo para implantação do Orçamento Empresarial com a orientação da professora Fenícia.

GOVERNADOR VALADARES
NOVEMBRO 2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Breve histórico e evolução do tema 3
1.2 Pergunta problema 4
1.3 Justificativa 4
1.4 Objetivos 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivo Específico 4
2.CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 5
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. METODOLOGIA 9
5. REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

1 Breve histórico e evolução do tema

De acordo com Wikipédia (2010)[1], economia é a ciência que estuda a distribuição e a relação entre produção, consumo de bens e serviços. Originada dos termos gregos oikos e nomos que pode significar “administração da casa”, a economiaaplica-se na administração através de diversas ferramentas, sendo uma delas o Orçamento Empresarial.
A origem da palavra “Orçamento”, segundo Lunkes (2007, p. 24), provém das bolsas utilizadas pelos romanos para coletar impostos. Sendo que posteriormente, essa conotação foi utilizada para referi-se as bolsas da tesouraria e aos funcionários que as utilizavam.
Sua prática inicia-se nosgovernos como um método para a prestação de contas dos departamentos e ministérios. O orçamento – de acordo com relatos históricos – surgiu no Brasil por volta de 1808 e foi constitucionaliza em 1824, onde determinava que o ministério da fazenda recebesse dos demais ministérios, orçamentos contendo as suas despesas.
Nas organizações privadas a evolução das práticas financeiras e econômicas,começaram a ganhar destaque durante o período da Revolução Industrial. Com a Revolução Industrial, esses empresários tiveram que se adaptar com horizontes longos, devido ao aumento de investimento e empregabilidade gerada pelas máquinas que eram operadas por funcionários, conforme afirma Johnson e Kaplan (1996).
A partir das décadas de 50 e 60, o orçamento empresarial ganha relevância apósser considerada ferramenta primordial de grandes empresas. No Brasil esse crescimento ocorreu entre as décadas de 40 e 70 sendo em 1970 o seu apogeu, através de acadêmicos que trouxeram modelos aplicados nos Estados Unidos (ZDANOWICZ, 1983 apud LUNKES, 2007, p. 26).
Com a estabilidade econômica adquirida a partir de 1994 – Plano Real – a situação vem mudando consideravelmente, epercebemos que as organizações deram um novo sentido a utilização de orçamento, adotando a visão estratégica e a política de negócios, além do básico orçamento de receitas e despesas.

2 Pergunta problema

Qual o impacto do Orçamento Empresarial na organização?

3 Justificativa

A prática orçamentária de alguma forma é necessidade de todos, desde uma dona de casa até a grande empresa. Oorçamento é um instrumento que visa viabilizar o planejamento, controle e a avaliação dos processos de uma organização. Somente através do Orçamento Empresarial é possível gerir e prever futuros cenários.
Inseridas em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas tem que se antecipar a mudanças constantes em seu ambiente de negócio, e a margem de erro para as decisões sãoquase nulas. O orçamento será uma preciosa ferramenta que subsidiará informações necessárias para que a organização anteveja a quaisquer alterações e ao mesmo tempo planeja-se para que selecione o melhor caminho em busca do seu objetivo.

4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Implantar o Orçamento Empresarial.

1.4.2 Objetivo Específico

• Revelar a importância do Orçamento...
tracking img