Oque é folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendas Caipora
É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
É um anão de CabelosVermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.
Seus pés voltados paratrás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrairsuas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezesé visto montando um Porco do Mato.
Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os 8índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhesaçoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores.
Supertiçoes
GUARDA-CHUVA
Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho.Segundo uma tradição oriental, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas de saúde aos familiares.
GATO PRETO
Na Idade média, acreditavam-se que os gatos eram bruxas transformadas emanimais. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é azar na certa. Essa superstição teve origem na Idade Média, quando se acredita que os felinos, devido a seus hábitos noturnos tinham pacto como demônio, principalmente se o bichano fosse de cor negra, pois essa cor era associada às trevas.
TREVO DE 4 FOLHAS
Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, éinterpretado como sinal de boa sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos
ESPELHO QUEBRADO
A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num...
tracking img