Opus dei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É A “OPUS DEI”?
Para melhor entender a Opus Dei é preciso ter em mente alguns conceitos:
Prelatura = prelazia.
Prelazia = Dignidade, cargo ou jurisdição de prelado. Sinônimos = Bispado e Diocese.
Prelado = Título dos altos dignitários da Igreja. Título honorífico de dignitário eclesiástico.. Sinônimos = bispo, papa, sacerdote.

O Opus Dei – expressão em latim que significa “Obra deDeus” – foi fundado pelo sacerdote espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer em 2 de outubro de 1928. No dia 28 de novembro de 1982 o papa João Paulo II através da Constituição Apostólica Ut Sit constituiu o Opus Dei como prelazia pessoal, figura jurídica da Igreja Católica que está prevista no Código de Direito Canônico (a constituição da Igreja). Ela dá aos seus membros o direito de seguir ordens doprelado (o líder máximo do Opus, que fica em Roma), em vez de obedecer à autoridade católica regional. Simplificando grosseiramente, é como se o grupo fosse um braço independente da Igreja, que não deve explicações a mais ninguém além do papa.
A influência que a “Obra de Deus” exerce sobre o Vaticano pode ser medida pelo processo incrivelmente rápido de canonização de Escrivá – o 2º mais breve nahistória da Igreja Romana, atrás apenas do de madre Teresa de Calcutá. De acordo com Juan Bedoya, o papa João Paulo 2º chegou ao cargo protegido e impulsionado sobretudo pelo Opus Dei. E o atual sumo pontífice também dá sinais de profunda simpatia pela “Obra”. “A organização não gozou de trato especial com os papas Pio 12, João 23 e Paulo 6º, mas foi o movimento predileto do polonês João Paulo2º, mais conservador que os anteriores”, diz o jornalista espanhol. “Com o papa Bento 16, a organização mantém a preeminência do passado.”
Segundo o site Wikipedia, “a Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei (em latim Obra de Deus) é uma instituição hierárquica da Igreja Católica, uma prelazia pessoal (prelatura pessoal em Portugal), composta por leigos, casados, solteiros e sacerdotes. Tem comofinalidade participar da missão evangelizadora da Igreja. Concretamente, o Opus Dei procura difundir a vida cristã no mundo, no trabalho e na família, a chamada universal à santidade e o valor santificador do trabalho quotidiano.”
Já a página oficial da Opus Dei brasileira traz que “o Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, fundada por São Josemaria Escrivá. Sua missão consiste em difundir amensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade. O Opus Dei colabora com as igrejas locais, oferecendo meios de formação cristã (palestras, retiros, atenção sacerdotal), dirigidos a pessoas que desejam renovar sua vida espiritual e seu apostolado”.
Em sentido contrário, o livro “Opus Dei – Os Bastidores”,assinado por três autores: Jean Lauand – professor titular da Faculdade de Educação da USP –, Dario Fortes Ferreira e Marcio Fernandes da Silva, todos ex-membros daquela prelazia, define-a como “a mais brutal forma de manipulação humana”, ou “uma máquina manipuladora perfeita, perversa, sugadora da individualidade e da liberdade de seus membros...”

FINS
A prelazia segue uma via de conduta quepassa pela santificação do trabalho, nas palavras do fundador "o trabalho é santo, santifica-nos e santifica os outros". Assim, todo e cada um, homem ou mulher, é chamado à santificação pelo trabalho que exerce, encontrando Deus nas coisas ordinárias, por mais pequenas que sejam, da Terra.
Segundo o fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá de Balaguer, "o Opus Dei tem por fim promover entrepessoas de todas as classes da sociedade o desejo da plenitude da vida cristã no meio do mundo. Quer dizer, o Opus Dei pretende ajudar as pessoas que vivem no mundo — o homem vulgar, o homem da rua — a levar uma vida plenamente cristã, sem modificar seu modo normal de vida, nem seu trabalho ordinário, nem suas aspirações e anseios."
"Por isso se pode dizer, como escrevi há muitos anos, que o Opus...
tracking img