Opopk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O bagulho começa com o início do questionamento do povo francês em relação ao absolutismo monárquico e ao sistema de hierarquização social a qual estavam submetidos. Esta não permitia ascensão social(era baseado no nascimento) e era a fonte da desigualdade social gigantesca entre o primeiro e o segundo estado em relação ao terceiro, bem como exclusão política desse último. Para piorar, uma criseeconômica (oriunda da desvalorização, por diversas razões, da manufatura francesa) financeira (originada pela má administração do dinheiro, excesso de benefícios do clero e da nobreza e despesas coma independência e a guerra dos 7 anos) e agrícola (causada pelo aumento da população e consequente produção alimentícia insuficiente) devastava o governo francês e colocava os membros do 3º estado emsituação ainda pior.
O rei Luis XVI não foi capaz de lidar com a crise, pois o 1º e o 2º estado se recusavam a perder os benefícios. Foi convocada, então, a assembléia dos Estados Gerais, pela qualos três estados tentariam resolver o impasse. O terceiro estado imediatamente se manifestou contra o sistema de votação injusto. Exigiam o voto por cabeça, e não por estado, como vigorava até omomento. Acabou que o terceiro estado ficou convicto de que iria permanecer unido até ser elaborada uma nova constituição para a frança, o que não era completamente desinteressante para os outros estados,pois estes também desejavam limitar os poderes monárquicos. Enquanto toda essa parada acontecia, uma cambada de franceses putos com a crise, desigualdade e falta de poder político fazia a fortaleza eprisão da Bastilha virar estatística.
A constituição aprovada quase que obrigatoriamente pelo rei deu fim aos privilégios feudais, criou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, estabeleceuigualdade jurídica e eliminou a influência da igreja no Estado. No entanto, ela mantinha a monarquia e não era exatamente favorável à maior parte da população. Concedia a liberdade individual civil e...
tracking img